BLOG DO BETO

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Pai e filho: Walter revê Enderson, o técnico que nunca o abandonou.

Para Walter, é Deus no céu e Enderson Moreira na Terra. Foi sob a conduta do treinador que o atacante viveu o melhor momento da carreira, em 2013, no Goiás. No Esmeraldino, se reencontraram, já que haviam trabalhado juntos no Inter. Rigoroso, Enderson fez o jogador perder peso e marcar gols. Foram 13 no Brasileirão, e a transferência para o Fluminense no fim da temporada. O técnico também mudou de rumo. Duas vezes. Saiu de Goiânia para treinar o Grêmio e agora está no Santos. 
É com carinho de um filho que Walter fala de Enderson. Nos momentos bons e ruins. Na quarta-feira, eles terão um encontro. Santos e Fluminense se enfrentam na Vila Belmiro, pelo pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 22h.     

- Vou pegar meu pai lá (risos). Aquele, eu posso falar que é meu pai, me ajudou, me conhece bem, me deu confiança. Vai ser um jogo difícil, mas quem sabe. Penso em fazer um bom jogo e vencer - disse o atacante.
No clube esmeraldino, Enderson ganhou a projeção nacional que nem a curta passagem pelo Fluminense na Libertadores de 2011, enquanto Abel Braga deixava os Emirados Árabes, foi capaz de dar. Bicampeão goiano, chegou ao improvável sexto lugar no Brasileiro. O grande título, porém, foi ter recuperado Walter, o centroavante gordinho, revelado pelo Inter, com quem conviveu no time B colorado. Colecionou 13 gols no Nacional e teve quem sonhasse com seus quilos a mais dentro da camisa da seleção brasileira, após passagem apagada pelo Cruzeiro e com o desinteresse do Porto, que detém seus direitos, de reaproveitá-lo em Portugal.
- Você ver um atleta voltar é tão gratificante quanto um título. Foi uma junção de fatores, da parte física à emocional, passando também por encontrar um posicionamento para ele em campo. Mas o Walter precisa saber que essa dificuldade com o peso ele vai ter que conviver para sempre - disse Enderson, em recente entrevista ao GloboEsporte.com. 

Foi o técnico que mais apostou em Walter. Quando o jogador estava em baixa, Enderson o chamou para jogar no Goiás. Não conseguiu fazê-lo ficar magrinho, mas lhe deu muito mais.  
- Foi tudo, né? Hoje, o que está acontecendo na minha vida, é graças a uma pessoa, que é Deus. A outra é o Enderson (Moreira), treinador. Esse aí que falou que era para vir, que o clube é bom, estrutura boa, e que eu seria um grande jogador aqui. Isso que ele falou. Cheguei aqui, o clube é 100% bom, estrutura boa, paga em dia, paga o bicho em dinheiro, tudo que falou foi verdade. E graças a Deus virei peça importante no Goiás. Agradeço a ele e a todos do clube - disse Walter, quando ainda vestia a camisa do Esmeraldino. 
Hoje, Enderson está na semifinal da Copa do Brasil com o Santos e tenta manter vivo o sonho do time de jogador a Libertadores do ano que vem. Depois de um bom jogo contra o Criciúma, sábado, Walter tenta iniciar uma recuperação no Fluminense, já que ficou um mês e 15 dias sem jogar. O Tricolor também mira o G-4.  

Por Richard Souza - Rio de Janeiro