BLOG DO BETO

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Na cidade dos relógios e em estádio azarado, CR7 corre atrás de Messi

O recorde da artilharia do Campeonato Espanhol, por agora, pertence só a Lionel Messi com 253 gols e não está sob ameaça nos próximos tempos. Mas para a artilharia da Liga dos Campeões, a briga está aberta e já não é com Raúl - que foi alcançado por Messi e em breve também o será por CR7. O duelo agora é  entre os mesmos de sempre: o português e o argentino. Caso Cristiano Ronaldo faça dois gols no St. Jakob Park diante do Basel, o luso ultrapassa Raúl, com 71 gols, e pode encostar em Messi, que agora tem 74. Motivo mais do que suficiente para Carlo Ancelotti lançar CR7 desde o início.
Com a classificação para as oitavas de final já garantida, o Real Madrid entra em campo para bater recordes: o de Cristiano Ronaldo, a marca das 15 vitórias consecutivas da era Ancelotti e, claro, garantir o primado do grupo B, coisa que ninguém duvida que fuja do controle dos merengues. Mas para evitar surpresas, o técnico italiano não vai mexer no trio da frente. O GloboEsporte.com transmite o duelo entre o Basel e o Real Madrid ao vivo, a partir das 17h00 (Brasília). Liverpool e Ludogorets completam os confrontos do Grupo B, na Bulgária. 

- Vamos fazer algumas alterações, porque Pepe, Khedira e Modric estão machucados, mas o time vai ser quase o mesmo que atuou em Eibar. Os da frente vão jogar - adiantou o italiano, confirmando as presenças de Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo. 

Basiléia, cidade de más recordações para CR7 

A Basel dos alemães, Basileia dos italianos, e Bâle dos franceses - os três idiomas falados na cidade - é um lugar pacato, que vive um ambiente frenético só em dois momentos no ano: no período do Carnaval, que tem uma grande tradição na cidade e, durante a maior feira mundial de exposição de relógios, que normalmente ocorre no mês de março. A presença do Real Madrid no local é o terceiro evento mais importante do ano para os habitantes locais, muitos deles se aglomeraram nas portas do St. Jakob Park para fotografar e ver de perto os ídolos merengues. Os mais ágeis e jovens até trepam nas grades do estádio para observar o treinamento do Real Madrid e as jovens suíças gritam bem alto os nomes dos ídolos: Cristiano Ronaldo e Benzema foram os mais aclamados. 

Para o Basel ainda tudo é possível, mas o time de Paulo Sousa precisa vencer e esperar um empate entre o Liverpool e Ludogorets para se classificar para a próxima fase. Do outro lado, os suíços vão encontrar um Cristiano Ronaldo com vontade de fazer gols. O luso tem, neste momento, 70 gols - apesar da UEFA contabilizar 71 devido ao gol que marcou nas eliminatórias da Champions de 2006 pelo Manchester United.  Mas para que não haja dúvidas, CR7 busca, pelo menos, o bis no St. Jakob Park, um estádio do qual não guarda boas recordações. 

No ano em que também venceu a Champions pelo Manchester United e viria depois a conquistar a sua primeira “Bola de Ouro” pelas exibições de 2008, CR7 jogou neste estádio duas vezes durante a Eurocopa. Pelo que Portugal de Felipão havia feito nos anos anteriores (2004 e 2006) e pelo alto rendimento de Cristiano Ronaldo, a seleção portuguesa era apontada como uma das favoritas à conquista do título. Começou bem, mas quando jogou em Basiléia, neste mesmo estádio, perdeu diante da Suíça por 2 a 0 ainda na fase de grupos. Nas quartas de final, também no St. Jakob Park, foi derrotada e, consequentemente, eliminada do torneio pela Alemanha (3-2). CR7 não marcou em nenhum dos jogos, em que fez as duas piores exibições nesse torneio. Nesta quarta-feira, outro português vai tentar impedir uma noite de glória do compatriota. 

- Estou contente pelo Ronaldo. Pela forma como eu vejo e amo o futebol, eu gosto de ver jogadores como ele, mas se a gente tiver a bola o tempo todo, não vamos dar possibilidade ao Cristiano de se expressar - afirmou Paulo Sousa durante a coletiva, explicando em seguida que seus jogadores estão prontos para impedir os contra-ataques do Real Madrid. 

Em campo, Cristiano Ronaldo vai ter de superar vários obstáculos para deixar a sua marca, mas o principal deles, é o relógio suíço, aquele que o luso tanto aprecia, mas que lhe concede apenas 90 minutos para tentar algo maior.

Por Claudia Garcia
Basiléia, Suíça