BLOG DO BETO

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Dagol vira possível moeda de troca por Damião após oscilação em 2014

O atacante Dagoberto pode ser usado como moeda de troca com o Santos na negociação que deve levar Leandro Damião para o Cruzeiro. O camisa 11 da Raposa aparece ao lado dos meias Pedro Ken e Élber como o provável jogador que chegará por empréstimo na Vila Belmiro. Querido pela torcida celeste, Dagol não repetiu em 2014 o rendimento de 2013. Titular no primeiro semestre, perdeu espaço no Brasileirão e pode acabar fora dos planos para 2015.
O ano de Dagoberto é ilustrado pelos números e mostra dois semestres bem distintos. Antes da Copa do Mundo, Dagoberto era titular na equipe de Marcelo Oliveira. O atacante esteve presente em 20 jogos, sendo 15 deles como titular. Nesse período, foram seis gols, quatro pelo Campeonato Mineiro e dois pela Libertadores.
Dagoberto chegou à parada para a Copa do Mundo lesionado, após uma pancada na costela. Desde então, não retomou o lugar no time. Marquinhos, Willian e Alisson ganharam espaço e foram opções mais usuais que o camisa 11. O curioso é que Dagoberto seguiu muito presente na equipe, mas sempre saindo do banco de reservas. Após a parada para a Copa do Mundo, ele fez 21 jogos. No entanto, apenas dois como titular.

Dagoberto marcou apenas três gols no segundo semestre, mas dois deles importantes. Foi dele o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, no Mineirão, no finalzinho do jogo. Também nos minutos finais, ele marcou o gol de empate com o Palmeiras, no Mineirão: 1 a 1.
Após a cerimônia de posse para novo mandato de três anos no Cruzeiro, o presidente Gilvan de Pinho Tavares analisou a possibilidade de saída de Dagoberto e  também do meia Júlio Baptista, que atualmente são reservas da equipe do técnico Marcelo Oliveira.

- Eles têm contrato. Júlio Baptista até julho, e Dagoberto até o fim do ano. Temos que manter. A não ser que os empresários deles tragam alguma proposta para estudarmos e vermos se vamos liberar ou não - disse Gilvan.
Leandro Damião deve acertar com o Cruzeiro por empréstimo. Em troca, o time mineiro deve mandar outro jogador para o Santos, também por empréstimo. Dagoberto tem contrato com a Raposa até o fim da temporada 2015. Ao todo, fez 81 jogos e 23 gols.

Por Tarcísio Badaró
Belo Horizonte