BLOG DO BETO

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Estudioso, Paulo Bento chega com Cruzeiro detalhado e de olho na janela.

Um profissional estudioso. Uma das qualidades de Paulo Bento foi logo comprovada pelos dirigentes do Cruzeiro no primeiro contato cara a cara com o treinador português. Há cerca de duas semanas, quando o nome do estrangeiro passou a ser tratado nos bastidores da Toca da Raposa, do outro lado do oceano, Bento começou a analisar o time celeste. Desde segunda-feira em Lisboa, Bruno Vicintin, vice-presidente do Cruzeiro, e Thiago Scuro, diretor de futebol do clube mineiro, tiveram dois dias de conversas com Paulo Bento e seus representantes. Os encontros serviram para conhecer o profissional, de perfil forte e disciplinador, antes de fechar o acordo, selado após longa reunião que entrou pela madrugada de quinta-feira, pelo horário de Portugal. Ao destrinchar o elenco da Raposa, os dois dirigentes se impressionaram com o português, de 46 anos, que assinou com o Cruzeiro até o fim de 2017, quando termina o mandato do presidente Gilvan de Pinho Tavares. 

Desde quando deixou o comando da seleção portuguesa, no início das Eliminatórias da Eurocopa, em setembro de 2014, Bento está sem clube. No fim do ano passado, após a saída de Mano Menezes da Toca da Raposa, o treinador foi cogitado para assumir o Cruzeiro. A opção pela efetivação de Deivid só adiou o acerto entre as partes. As conversas foram retomadas três dias depois da demissão do ex-auxiliar, que caiu com a eliminação do time na semifinal do Campeonato Mineiro. 
Enquanto a diretoria tentava fechar com um treinador brasileiro, Bento aproveitou para observar o Cruzeiro. Com a ajuda de vídeos e muita pesquisa, ele detalhou o elenco. Além de dominar o idioma, o português vai chegar sabendo quais são as peças e carências do time. O fato de conhecer o mercado europeu será outro facilitador, já que o Cruzeiro precisa de reforços e está de olho na reabertura da janela de transferência, programada para a segunda quinzena de junho.

Paulo Bento tem chegada ao Brasil programada para a próxima segunda-feira. Antes disso, ele acompanha de longe a estreia do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. No sábado, às 21h (de Brasília), a Raposa encara o Coritiba, na capital paranaense. Bento vai estrear pelo novo clube na segunda rodada do Brasileirão, quando o Cruzeiro recebe o Figueirense, no dia 21, no Mineirão.

Por GloboEsporte.com
Belo Horizonte