BLOG DO BETO

O MUNDO RESPIRA ESPORTE.

Seja um leitor do nosso blog.

AQUI O FUTEBOL É DIFERENCIADO.

Seja ele mundial, nacional ou local.

LUGARES INCRÍVEIS

O mundo é incrível.

LUGARES FICTICÍOS NO MUNDO

Uma tela de uma bela arte.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

DIANTE DE BRASILEIRÃO EQUILIBRADO, TÉCNICOS EVITAM METAS A LONGO PRAZO.

Estabelecer metas de pontos e vitórias tornou-se prática comum entre os mais variados treinadores brasileiros. À base de cálculos e avaliações de desempenho, eles traçam objetivos e projetam o destino dos seus clubes na competição. No Campeonato Brasileiro de 2013, porém, a tarefa de planejar o futuro tem sido árdua, graças ao grande equilíbrio que marca a competição. A distância curta entre os times, além do flerte simultâneo com G-4 e zona do rebaixamento, impede que técnicos como Cristóvão Borges, do Bahia, e Ney Franco, do Vitória, tenham definido em mente em que parte da tabela suas equipes vão brigar ao fim da competição.
O dito Campeonato Brasileiro mais disputado dos últimos anos não ganhou essa fama à toa. Os números comprovam que a edição de 2013 do certame nacional é a mais equilibrada desde que a competição passou a ser disputada no sistema de pontos corridos com 20 clubes, no ano de 2006. Ao fim da rodada deste fim de semana, a de número 28, a distância do Vitória, sexto colocado, para o Criciúma, 17º, é de apenas oito pontos - a menor margem de diferença desses sete anos.
As únicas edições da Série A que se aproximam desta em termos de equilíbrio, pelo menos no quesito distância entre os times, são as de 2006 e 2007, quando, ao fim da 28ª rodada, a distância entre o sexto e o 17º colocados era de nove e dez pontos, respectivamente. No geral, essa média fica entre 15 e 17 pontos. Foi assim, por exemplo, em 2011, quando o sexto colocado Fluminense tinha 17 pontos de vantagem sobre o 17º Atlético-MG, e em 2012, quando Internacional abriu 15 pontos de distância para o Sport.

Diante desse cenário, Ney Franco e Cristóvão Borges adotaram discursos bem parecidos nessa reta final de Brasileirão. Eles têm evitado propor metas longas para os seus elencos. Em vez disso, ambos os treinadores preferem um tom mais cauteloso, de dar um passo de cada vez, disputando um jogo após o outro.
Essa estratégia, inclusive, foi confessada pelo comandante rubro-negro antes dos confrontos contra Coritiba e Botafogo, ambos dentro de casa. Segundo ele, em caso de dois triunfos, o Leão se credenciaria de vez a brigar pelo G-4 e, consequentemente, por uma vaga na Taça Libertadores da América. Contra o Coxa, triunfo por 2 a 1. Agora falta a partida contra o Botafogo, que acontece nesta quinta-feira, no Barradão.
Ney Franco, que chegou ao Vitória no início de setembro, duas rodadas antes do fim do primeiro turno, faz uma retrospectiva do desempenho de sua equipe desde que chegou até aqui.
– Quando eu peguei a equipe, a gente estava na 13ª posição, portanto mais longe do G-4 e mais próximo da zona do rebaixamento. Com sete jogos seguidos somando pontos, nós arrancamos para sexto colocado e tivemos um momento mais próximo do G-4 do que da zona. Como tivemos duas derrotas (contra São Paulo e Bahia), queimamos essa gordura, mas acho que a gente pode adquirir de novo. O campeonato está muito parelho. Não tem aquela meta curta, mas estamos vivendo e respirando a cada jogo – avalia.
 
Na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, a posição ocupada pelo Bahia é inferior àquela ocupada pelo Vitória. Em termos de sonhos, no entanto, as ambições se igualam. Com 36 pontos e ocupando a 12ª posição no campeonato, o Tricolor está mais próximo da zona de rebaixamento do que do grupo dos quatro melhores – são quatro pontos de diferença para o Criciúma, time que abre o Z-4, e 12 para o Atlético-PR, primeiro clube dentro do G-4. Mesmo assim, o técnico Cristóvão Borges mantém aceso o sonho de terminar a competição entre os quatro melhores, porém não esquece a cautela.
- Pensamos e sonhamos com o G-4, porque assim você foca de uma forma que vai te levar a crescer. Nós não podemos deixar de estar em estado de alerta. As distâncias estão diminuindo. Como esse campeonato exige regularidade, a cada rodada essa exigência aumenta. Estamos atentos a isso, porque precisamos melhorar - conclui.

Por: Rafael Santana - Salvador.

Em dia tenso, Bósnia-Herzegovina vence e vai para sua primeira Copa .

O dia 15 de outubro de 2013 ficará marcado na história do futebol da Bósnia-Herzegovina. Pela primeira vez, o país conseguiu a classificação para a disputa de uma Copa do Mundo. O feito aconteceu com a vitória por 1 a 0 diante da Lituânia, na tarde desta terça-feira, no estádio Darius e Girėnas, em Kaunas. O gol da vaga foi marcado por Vedad Ibisevic, aos 23 minutos do segundo tempo.
A rodada foi emocionante. Até o momento do gol de Ibisevic, a Grécia estava se classificando para a Copa do Mundo, pois vencia Liechtenstein por 1 a 0 e se garantia na primeira colocação. Mas a Bósnia-Herzegovina conseguiu abrir o placar e acabar com o sonho grego.
Com o resultado, a Bósnia-Herzegovina acabou o Grupo G das eliminatórias europeias com 25 pontos, ao lado da Grécia, que tem um saldo de gols menor e foi para a repescagem.
Dos quatro países formados com o fim da Iugoslávia, o primeiro a conseguir a classificação para uma Copa do Mundo foi a Croácia, em 1998. A Bosnia, que vai estrear em 2014, tem uma geração de jogadores interessante e conta com Dzeko, do Manchester City, e o próprio Ibisevic, do Stuttgart.

Flamengo e Botafogo disputam menino de 12 anos que foi destaque da Copa Zico 10.

Campeão, melhor jogador e artilheiro da Copa Zico 10 com 18 gols marcados, o jovem Marcelo de Sá da Silva – que tem apenas 12 anos – chamou a atenção dos grandes clubes do Rio. O camisa 10 e capitão do time sub 13 do Alto da Boavista mostrou futebol de gente grande durante toda a competição, mas a atuação na grande final, realizada no último sábado, carimbou o passaporte do menino para um grande clube.
Só falta agora decidir qual caminho seguir. Se for pelo coração, Marcelo deve acertar com o Flamengo, que convidou o menino para integrar o time sub 13 sem precisar passar pelas peneiras do clube. O Botafogo chamou o menino para um teste, junto com outros destaques da competição.
- Meu sonho sempre foi jogar no Flamengo, é o meu time de coração. Quero jogar no profissional, fazer gol no Maracanã e depois ir para a Europa para um dia comprar uma casa boa para a minha mãe. Vou no Botafogo amanhã (hoje) e na semana que vem tenho que passar pelos exames do Flamengo. Vou nos dois para poder escolher o melhor – explica Marcelinho Bom de Bola, como é conhecido na comunidade onde mora.
A distância dos clubes pode atrapalhar os planos de Marcelo, nos dois casos. Os meninos das categorias de base do Flamengo treinam no Ninho do Urubu, em Vargem Grande, enquanto o Botafogo trabalha no Caio Martins, que fica em Niterói. Ele mora no Alto da Boavista, longe de tudo e de todos.
- Ele não tem como ir sozinho e eu não posso estar sempre acompanhando. Vamos ver o que os clubes vão oferecer para o menino e tomar a melhor decisão – explica Renata de Sá da Silva, mãe de Marcelo.


Observador técnico das categorias de base do Flamengo, Thiago Araújo acompanhou de perto as finais da Copa Zico 10. E gostou muito do que viu, principalmente da decisão na categoria sub 13. Com a profissionalização cada vez mais prematura dos jogadores de futebol, que pulam do juvenil direto para o time principal, os observadores estão cada vez mais atentos aos meninos mais novos.
- Eles chegam no profissional muito cedo atualmente. Então a gente precisa trabalhar, procurar meninos mais jovens. Só assim vamos conseguir trabalhar essas crianças para eles chegarem no time principal com todos os fundamentos – revelou ele, que aproveitou para elogiar o craque do campeonato:
- Gostei muito do nível da decisão na categoria sub 13 e vamos levar o camisa 10 Marcelo em definitivo. Ele já vai direto para o time que treina no Ninho do Urubu, sem passar pelas peneiras do clube – explicou ele, que estava no Centro de Futebol Zico (CFZ) de forma oficial.
 Mas Thiago não estava sozinho. Sentado ao lado dele, um “adversário” fazia o mesmo. Funcionário de captação do Botafogo, Victor Aurélio já tinha acompanhado outras partidas da Copa Zico 10. Alguns destaques estavam mapeados e a ideia era apenas confirmar as boas atuações dos meninos escolhidos.
- O nível da competição me surpreendeu positivamente, principalmente nas categorias de base. Eu já vinha acompanhando alguns atletas durante o campeonato e vamos levar cinco ou seis meninos para fazerem um teste no Caio Martins – disse ele, que confirmou o nome de Marcelo como um dos escolhidos.
 A qualidade técnica da Copa Zico 10 comprova uma teoria de que as comunidade do Rio estão cheias de talentos para o esporte. Mas habilidade não é tudo, como fez questão de lembrar o observador do Flamengo.
- Na comunidade está o talento, mas muitas vezes falta a eles o comprometimento. Cada vez mais a parte física é importante, mas não é tudo. Esses meninos precisam entender de futebol, precisam saber o que estão fazendo ali no campo – finalizou Thiago.

Flamengo já fechou com outro atleta

Se acertar com o Flamengo, Marcelinho vai encontrar no time sub 13 um amigo que também foi descoberto na Copa Zico 10. Renan Nascimento Oliveira, de 12 anos, jogou a competição no time de Paciência e foi artilheiro na sede da Fé, onde foram disputadas as partidas da primeira fase. O menino está treinando há um mês no Ninho do Urubu e já chegou mostrando bom futebol: marcou quatro gols no primeiro dia.
- Ele se destaca muito dos outros meninos pelo porte físico. E já chegou marcando gols, o que é importante para a caminhada que ele quer seguir aqui no Flamengo – explica Jorge Vinicius, treinador do menino no time de Paciência e grande responsável pela ida dele para o Flamengo:
- Eu já tinha trabalhado no Flamengo e comentei com o pessoal sobre o futebol do Renan. A Copa Zico 10 foi uma ótima oportunidade para eles comprovarem a habilidade do menino – finalizou.
Renan já tem até apelido nas categorias de base do clube. O lateral-esquerdo do profissional André Santos batizou o menino de Jamelão.
- O campo é bem maior, mas estou gostando. Sou torcedor do Flamengo, é muito bom estar vestindo aquele uniforme – disse o menino.

Fonte: CamiloCoelho - Globoesporte.com

Mais fotos do Garoto:


 

CBF SORTEIA MANDOS DE CAMPO DOS JOGOS DA SEMIFINAL DA COPA DO BRASIL.

Os semifinalistas da Copa do Brasil ainda não foram conhecidos, mas os mandos de campo dos dois duelos da próxima fase da competição já estão definidos. Na tarde desta terça-feira, a CBF sorteou os mandos dos quatro jogos das semifinais do torneio. Os vencedores dos confrontos Internacional x Atlético-PR e Vasco x Goiás serão os mandantes do primeiro jogo da fase seguinte.
Os dois classificados dos duelos Flamengo x Botafogo e Grêmio x Corinthians fazem o segundo jogo das semifinais em casa. Os quatro semifinalistas da Copa do Brasil serão definidos na próxima semana. Após empate por 0 a 0 no primeiro jogo, Corinthians e Grêmio se enfrentam em Porto Alegre no próximo dia 23, às 21h50m. No mesmo dia e horário, Inter e Atlético-PR jogam em Curitiba. O primeiro duelo terminou empatado por 1 a 1.
O clássico carioca Botafogo x Flamengo também acontece no dia 23, às 21h50m. No primeiro jogo, empate por 1 a 1. O único vencedor nos jogos de ida das quartas de final da Copa do Brasil foi o Goiás, que bateu o Vasco por 2 a 1. A segunda partida entre o Esmeraldino e o Cruz-Maltino será no próximo dia 24, às 21h, no Maracanã.
 
 Confira os mandos de campo das semifinais:
 
JOGOS DE IDA:
Vencedor de Internacional x Atlético-PR x Vencedor de Corinthians x Grêmio
Vencedor de Vasco x Goiás x Vencedor de Botafogo x Flamengo
JOGOS DE VOLTA:
Vencedor de Corinthians x Grêmio x Vencedor de Internacional x Atlético-PR
Vencedor de Botafogo x Flamengo x Vencedor de Vasco x Goiás.

Fonte: Globoesporte.com

PORTUGAL VENCE LUXEMBURGO POR 3 X 0 E VAI BUSCAR A VAGA NA REPESCAGEM.

Os empates em casa por 1 a 1 com Israel e Irlanda do Norte nas rodadas anteriores custaram caro a Portugal. Mesmo vencendo Luxemburgo com muita tranquilidade nesta terça-feira, por 3 a 0, a seleção lusa terá que disputar a repescagem em busca de uma vaga na Copa do Mundo de 2014. Isso porque a Rússia ficou no 1 a 1 com o Azerbaijão e fechou a participação nas eliminatórias na primeira colocação do Grupo F, um ponto à frente (22 contra 21). Varela, Nani e Postiga fizeram os gols em Coimbra.
Segunda-feira da semana que vem para conhecer seu adversário na repescagem. Segundo o critério definido, baseado no ranking da Fifa que será divulgado na próxima quinta-feira, a equipe lusa será cabeça de chave no emparelhamento e, teoricamente, enfrentará um rival mais fácil no confronto decisivo pela vaga na Copa. No entanto, existe a possibilidade de encarar um adversário forte, como a França, por exemplo.
Cristiano Ronaldo e Pepe desfalcaram a equipe de Portugal nesta terça-feira. A dupla do Real Madrid estava suspensa por causa do cartão amarelo no empate com Israel na última sexta-feira e sequer seguiu com o restante do grupo para Coimbra. Ainda assim, a previsão é que os dois voltem à equipe nos confrontos decisivos das repescagens, em meados de novembro.

Portugal sobra no primeiro tempo

Dentro de campo, Portugal não teve problema algum para fazer parte do que precisava e golear Luxemburgo. Melhor desde o primeiro minuto de jogo, a equipe lusa criou boas chances: Fábio Coentrão acertou a trave, Postiga balançou as redes, mas, impedido, viu a arbitragem invalidar o lance... O gol era questão de tempo.
A expulsão de Joachim, após entrada criminosa em André Almeida, deu o empurrão que Portugal precisava. Varela recebeu de João Moutinho, driblou até o goleiro e empurrou para o fundo da rede, aos 29. Sete minutos depois, aproveitando-se da vantagem do número de jogadores em campo, a seleção lusa ampliou com Nani, após bela tabela com João Moutinho. 

O problema é que, a essa altura, a Rússia já havia aberto o placar contra o Azerbaijão. Mesmo assim, Portugal continuou melhor, e Fábio Coentrão balançou as redes mais uma vez pouco antes da saída para o intervalo. A arbitragem, entretanto, percebeu que o lateral do Real Madrid estava em posição irregular e anulou a jogada corretamente.
Com a vantagem no placar e um homem a mais, os anfitriões voltaram a campo num ritmo mais lento. Ainda assim, eram bem melhores que os adversários. Com Nani inspirado, a seleção lusa perdeu várias chances. Em duas ocasiões, acertou o travessão. Só que, aos 33 da etapa final, Postiga mandou para o fundo das redes e fechou a conta em 3 a 0, insuficiente para a classificação, mas valiosa para elevar a moral rumo à repescagem.

Fonte: Globoesporte.com