BLOG DO BETO

O MUNDO RESPIRA ESPORTE.

Seja um leitor do nosso blog.

AQUI O FUTEBOL É DIFERENCIADO.

Seja ele mundial, nacional ou local.

LUGARES INCRÍVEIS

O mundo é incrível.

LUGARES FICTICÍOS NO MUNDO

Uma tela de uma bela arte.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Chile e Uruguai resolvem suas diferenças com um ponto em comum

 O tal "duelo de opostos" tão clichê nas apresentações de jogos de futebol é irresistível muitas vezes. Ainda mais quando equipes de características tão diferentes se enfrentam como Chile e Uruguai, adversários desta quarta-feira por uma vaga na semifinal da Copa América, a partir de 20h30 (de Brasília), no Estádio Nacional de Santiago - o SporTV transmite ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real com vídeos.
Então, vamos primeiro a o que aproxima as seleções: dois de seus principais jogadores, para não dizer os mais representativos de seus povos entre os 23 convocados, passam por dramas pessoais durante a disputa do torneio. Detido na segunda-feira da semana passada por uma noite por dirigir alcoolizado e provocar um acidente com sua Ferrari nova, ainda que sem vítimas, Vidal viu a sua história se repetir com um fim trágico no pai de Cavani, preso na noite da última segunda depois de bater, também alterado em seus sentidos pela bebida, com sua picape e matar um motociclista de 18 anos. As duas seleções passaram por horas de expectativa até confirmar que os dois fossem continuar a disputar o torneio.



Passado o susto na noite de terça-feira da semana passada, Vidal jogou na quinta e teve atuação discreta por 45 minutos na goleada por 5 a 0 sobre a Bolívia que ratificou o primeiro lugar do Grupo A para o Chile. Agora, resta ver como se comportará na segunda partida depois do problema.
Menos de uma semana depois foi a vez de Cavani passar por drama semelhante. Ainda que não seja diretamente com ele, o atacante também desperta desconfiança de como vai reagir em campo tão cheio de problemas fora das quatro linhas. Na última terça, o jogador treinou sério, mas normalmente, e teve sua permanência no Chile garantida pela mãe.

DUELO TÁTICO ENTRE OFENSIVIDADE E DEFENSIVISMO

Se ambos mostrarem a frieza necessária para cumprirem seus papéis, teremos um jogo ainda melhor. De um lado, o Chile, seleção que mais impressionou na Copa América até agora. O esquema ofensivo junta a rapidez de raciocínio de Valdivia, auxiliado luxuosamente por Aránguiz, com a velocidade de um trio formado por Alexis Sánchez, Vargas e Vidal, vindo de trás, que deixou até agora as defesas mais correndo atrás do que se antecipando. Esse quinteto foi determinante para que os anfitriões fizessem 10 gols em três partidas, o ataque mais positivo do torneio, com média de 15 finalizações por confronto.
E Vidal representa essa vocação ofensiva como poucos na "Roja". Volante, é o artilheiro da competição, com três gols.
- Creio que tivemos bom jogo coletivo, mas nas partidas de agora existem muitos fatores que jogam. São partidas decisivas. Diferentes. A fase de grupo te permite cometer erros. Gosto muito da raça com que o Chile joga - disse Jorge Sampaoli, treinador do Chile, na entrevista coletiva de imprensa na terça-feira.
Do outro lado, o Uruguai chega credenciado como atual e maior campeão do torneio, com 15 títulos, contra nenhum do Chile. A diferença, aliás, rendeu contagem e cartazes na partida contra o Paraguai, em La Serena, quando torcedores adversários desta quarta dividiram espaço para incentivar a Celeste ou apenas assistir a um jogo internacional na sua cidade. Até a vitória na final da competição sul-americana de 1987 foi lembrada.

A tradicional retranca uruguaia vai entrar em campo novamente, claro. A média de 14 faltas por partida na Copa América até que não é tão alta para os padrões dos bicampeões mundiais. Mas, a baixa posse de bola para um favorito - até contra a fraca Jamaica na estreia, de 51,7%, ficando em 31,6% diante da Argentina - aliada à grande quantidade de jogadas aéreas (foram 24 no empate com o Paraguai), fazem com que se acredite que Cavani vai continuar sofrendo isolado no ataque tendo que voltar para ajudar na marcação e na seca de gols.

-  Seria maravilhoso passar pelo Chile. Seria um golpe contundente às opiniões lógicas. E demonstraria muitas coisas a nós mesmos. Temos conseguido coisas que pareciam duras. Todos nos dão como fora antes do tempo de muitas coisas. Mas temos ganhado em partidas decisivas. É preciso entrar com a moral muito alta - disse Óscar Tabárez, treinador do Uruguai, na entrevista coletiva de terça-feira.
O retrospecto do confronto é amplamente favorável aos uruguaios. O Chile venceu apenas 15 das 75 partidas entre as duas seleções, com 13 empates e 47 derrotas. E a Celeste Olímpica ainda tem a fama de ser estraga-prazer de anfitriões da Copa América.
FICHA TÉCNICA

CHILE: Bravo; Isla, Medel, Jara e Mena (Beausejour); Marcelo Díaz, Aránguiz, Vidal e Valdivia; Vargas e Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli.
URUGUAI: Muslera, Maxi Pereira, Godín, José Giménez e Fucile; Arévalo Ríos, Álvaro González (Cristian Rodríguez), Lodeiro (Abel Hernández); Rolán e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.
Data: 24/06/2015 Horário: 20h30 (de Brasília) Local: Estádio Nacional, em Santiago (Chile) Arbitragem: Sandro Meira Ricci (BRA) apita, auxiliado por Emerson Carvalho e Fabio Pereira (BRA), Carlos Vera e Byron Romero (ECU). Transmissão: o GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real com vídeos e o Sportv transmite a partida ao vivo.

Por Felipe Barbalho
Santiago, Chile

Agora é oficial: Liverpool acerta com Roberto Firmino por R$140 milhões

O Liverpool anunciou na manhã desta quarta-feira a contratação de Roberto Firmino. Em seu site oficial, os Reds informaram que concluíram o negócio para a transferência do jogador do alemão Hoffenheim e que está defendendo a seleção brasileira na Copa América disputada no Chile.

Com o desfecho positivo das tratativas, a direção do Liverpool levou a melhor sobre dois rivais ingleses, o Manchester United e o City, ambos também interessados no jogador de 23 anos e que há quatro temporadas e meia defendia o Hoffenheim. 

Segundo o jornal The Guardian, da Inglaterra, o negócio custou 29 milhões de libras (cerca de R$140 milhões) aos cofres do Liverpool. O tempo de contrato não foi divulgado, porém, na nota oficial, os Reds afirmam que será um compromisso será de longa duração.
Leia mais:Bicho solto, Firmino combate timidez: "Dentro de campo me transformo"
Confira:De volante no CRB a alvo de ingleses, Firmino emociona amigo de Maceió

Confira abaixo a mensagem postada no site oficial do Liverpool.

O Liverpool Football Club tem o prazer de anunciar a contratação de Roberto Firmino, do Hoffenheim, sujeito a exames médicos e que se apresentará imediatamente após a participação com o Brasil na Copa América de 2015. 
O jogador de 23 anos de idade, assinou um contrato de longo prazo com o clube. 
Firmino vai chegar a Anfield após quatro temporada e meia na Bundesliga com o Hoffenheim. 
O atacante fez 151 partidas do campeonato e da Copa da Alemanha, marcando 47 gols, depois de ser contratado ao Figueirense em dezembro de 2010. Até o momento, Firmino tem nove jogos e quatro gols pelo Brasil - incluindo o que o que marcou na vitória por 2 a 1 sobre a Venezuela na Copa América, domingo.

Por GloboEsporte.com
Liverpool, Inglaterra