BLOG DO BETO

O MUNDO RESPIRA ESPORTE.

Seja um leitor do nosso blog.

AQUI O FUTEBOL É DIFERENCIADO.

Seja ele mundial, nacional ou local.

LUGARES INCRÍVEIS

O mundo é incrível.

LUGARES FICTICÍOS NO MUNDO

Uma tela de uma bela arte.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

À espera do Atlético: Ribéry marca, Bayern vence Guangzhou e vai à final.

O Bayern de Munique ainda espera um teste à altura neste Mundial de Clubes. Espera possivelmente um Atlético-MG competente o suficiente para testá-lo contra outras escolas do futebol na grande decisão. Pois a estreia dos alemães na semifinal não passou de um amistoso de luxo organizado pela Fifa. Vitória mais do que tranquila sobre o campeão asiático Guangzhou Evergrande por 3 a 0, nesta terça-feira, na despedida de Agadir do torneio. Franck Ribéry, a estrela da constelação, fez o dele e deixou o campo muito aplaudido pelos marroquinos. Mandzukic e Götze completaram a festa.

Os olhos todos se voltam agora para Marrakesh. Já nesta quarta, o segundo finalista será conhecido – será o Galo ou o Raja Casablanca, time representante do Marrocos e responsável pela façanha de eliminar o Monterrey com a ajuda de sua torcida enlouquecida. A partida está marcada para as 17h30m (de Brasília) e terá transmissão ao vivo da TV Globo e em Tempo Real do GloboEsporte.com. No sábado, no mesmo horário, a grande final.

Demorou, mas a porteira abriu

 Até que durou bastante a muralha construída por Marcello Lippi com o seu Guangzhou. Acostumado a atacar os seus oponentes pela Ásia, o time chinês adotou uma postura de times bastante inferiores tecnicamente ao Bayern de Munique. A diferença de nível entre ambos era clara desde o início – motivo que fez o treinador italiano optar por jogar por uma bola.

O problema para o Guangzhou é que esta oportunidade sequer tornou-se realidade. O que se viu no primeiro tempo no Stade Adrar foi mais do mesmo para a equipe de Pep Guardiola na temporada 2013/2014. Posse de bola (70% na primeira etapa), extensas trocas de passes, cruzamentos dos laterais, jogadas de ultrapassagem e finalizações – 11 ao todo, contra nenhuma de Conca, Elkeson e companhia.

Seria um exagero dizer que o Bayern foi sonolento. Jogadas inteligentes foram construídas para quebrar a resistência chinesa. Thiago Alcântara, por exemplo, acertou a trave em uma das chances. O goleiro Zeng, um pouco atabalhoado, também trabalhou – mas falhou no gol de Ribéry, que abriu a porteira, aos 40 minutos. Aos 43, o goleiro nada pôde fazer no peixinho de Mandzukic, que também encontrou a rede após desarme de Thiago e Lahm no campo ofensivo.
A torcida local, antes preocupada em se entreter com olas, palmas e gritos coreografados, rendeu-se a Ribéry. O craque francês é a estrela do Bayern no Marrocos não apenas por estar em voga com a eleição da Bola de Ouro - concorre pelo prêmio com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo -, mas também por ser muçulmano, religião predominante no país. A empatia era notória em Agadir.

Cara de amistoso

Parecia, logo com um minuto, que o Guangzhou faria do jogo uma história diferente na etapa final. Foi quando Muriqui arrancou em disparada pela esquerda, mas demorou a se decidir e permitiu que Lahm o desarmasse. O lance acabou não significando absolutamente nada quando, na sequência, o Bayern chegou ao terceiro gol, em chute de Götze que desviou na marcação e entrou no cantinho.
 
Junto a Ribéry, que ainda acertou uma bola no travessão, Götze seria o jogador mais participativo do Bayern. Em três oportunidades, o camisa 19 só não aumentou o placar por detalhes. Mas em pouco tempo a partida ganharia cara de amistoso: até os 30, Guardiola fez todas as substituições possíveis, descansando nomes como Ribéry, Kroos e Mandzukic. Dante e Thomas Müller, poupados, sequer entraram. Daí até o apito final foi mera formalidade, com direito a mais uma boa chance de Götze, que acertou a trave nos minutos finais.

Por - Direto de Agadir, Marrocos.
 


Neymar se despede de 2013 com gol e assistência, e Barcelona avança.

Neymar encerrou 2013 em grande estilo. Em sua última partida no ano, o brasileiro fez um gol e deu uma assistência na vitória do Barcelona sobre o Cartagena, da terceira divisão, por 3 a 0. Este foi o primeiro gol do atacante na Copa do Rei, única competição em que ainda não havia balançado as redes desde que chegou ao Barça. O camisa 11 marcou seis vezes nos últimos três jogos. Com 7 a 1 no placar agregado, o time catalão avançou para as oitavas de final.

Não foi uma grande atuação do Barcelona. A equipe teve dificuldades para superar a defesa do modesto Cartagena, que cumpriu com seu papel de evitar uma nova goleada. Jogando como referência na área, Neymar foi muito bem marcado e teve poucas chances de finalizar. A entrada de Iniesta no segundo tempo tirou um pouco o peso das costas do brasileiro, que deixou sua marca no final do duelo graças a um cruzamento do espanhol - Pedro e Tello fizeram os outros gols.
O Barça encerrará suas atividades no ano no próximo domingo, quando visitará o Getafe, pela 17ª rodada do Campeonato Espanhol. Neymar não entrará em campo porque está suspenso. A equipe é a segunda colocada com 40 pontos, mesma pontuação do líder Atlético de Madrid, que leva vantagem no saldo de gols e enfrentará o Levante no Vicente Calderón.

barça para na retranca

O Cartagena jogou praticamente todo na defesa. Eram nove homens em duas linhas na marcação. Neymar sempre tinha pelo menos dois jogadores à sua volta, o que o tirou do centro das atenções. O cerco aos atacantes era surpreendentemente bom, e o time da casa teve sérios problemas para criar oportunidades. Sem espaço dentro da área, o brasileiro teve que se movimentar para o meio e chegou a atuar como um armador, buscando Pedro e Tello pelas pontas.
A primeira boa chance do ex-santista aconteceu em cobrança de falta na entrada da área que parou na barreira. Mas a oportunidade em que o camisa 11 realmente quase marcou aconteceu pelo alto, aos 20 minutos. Montoya cruzou da direita, o atacante cabeceou, e o goleiro fez grande defesa. O que parecia ser o jogo de um só time ganhou ares dramáticos para o Barça em determinado momento da partida. Através das bolas paradas, o Cartagena acertou duas bolas na trave.
Em cobrança de falta na ponta direita, Segura viu o goleiro Pinto adiantado e resolveu arriscar, acertando o poste. Na jogada seguinte, após cobrança de falta, Megías cabeceou e também mandou a bola na trave. Mas após a tempestade, veio a calmaria para o Barcelona. Aos 30 minutos, Montoya cruzou, a defesa não conseguiu afastar, e Pedro tocou para fazer 1 a 0. A retranca dos visitantes foi desmontada, mas os catalães não conseguiram ampliar até o intervalo.

iniesta entra e ajuda neymar

Na segunda etapa, o Barcelona continuava com dificuldades para conseguir espaços na defesa. O time apelava para os cruzamentos, mas com Neymar diante de quatro ou cinco marcadores, ficava difícil conseguir alguma chance de conclusão. Mesmo pelas pontas, o gigante espanhol raramente chegava perto da grande área adversária.
Mas Neymar fez a diferença e construiu o segundo gol, feito aos 22 minutos. O brasileiro tocou por trás da defesa para Tello, que chutou cruzado. A bola desviou na defesa, enganando o goleiro, e entrou.
O técnico Tata Martino promoveu uma mudança que melhorou o time e acabou com a retranca rival. Iniesta entrou no lugar de Fàbregas com a finalidade de abrir espaços e acionar Neymar no ataque. O meia teve sucesso. Após algumas tentativas de jogadas individuais, o espanhol fez o craque brasuca deixar sua marca aos 42 minutos ao passar por praticamente todos os defensores e cruzar na cabeça do atacante.

Por Barcelona, Espanha.
 
 


Seleção 'mais bonita' do Mundial, Holanda chora eliminação para Brasil.

As holandesas foram sinceras. Ao chegar na coletiva após a derrota para o Brasil nas oitavas de final do Mundial, a armadora Lois Abbingh frisou que sua seleção tinha a certeza da vitória. Evoluindo muito no cenário do handebol europeu, a Holanda eliminou a Rússia para se classificar para a competição na Sérvia, mas não foi páreo para a seleção e acabou eliminada ao perder por 29 a 23. E se entraram sorridentes e dançando na Kombank Arena, as holandesas deixaram o ginásio chorando a derrota e a volta para casa. Ao passar pela zona mista, Estevana Polman, Lois Abbingh, Danick Snelder e Jessy Kramer tinham lágrimas nos olhos. As duas primeiras, além de artilheiras na Europa, são duas das mais belas da competição, assim como outras jogadoras da seleção da Holanda, repleta de beldades.
- Entramos em quadra e vou ser sincera, achávamos que íamos vencer. Tínhamos isso na cabeça. Tivemos um bom início, mas depois o Brasil se impôs na defesa e não tivemos força física suficiente para buscar o resultado no segundo
tempo. Conseguimos diminuir a vantagem do Brasil, mas não foi o bastante. A defesa do Brasil é muito forte, e desejo toda a sorte para elas no restante da competição - disse Abbingh após o jogo.
Elogiadas pela beleza após o jogo, as holandesas exibiram um pequeno sorriso, mas confessaram que queriam mesmo era uma vaga nas quartas de final.

- Claro que fico satisfeita com os elogios que recebemos durante todo o Mundial, mas isso não importa. Queríamos era seguir no campeonato. Não foi possível, mas vamos seguir os treinos para conseguir nossos objetivos nas próximas competições - garantiu Polman.

O técnico holandês Henk Groener também parabenizou a seleção brasileira, mostrando a evolução do time nacional e o respeito que os rivais passaram a ter pelo Brasil.
- Definitivamente erramos muito, e o Brasil também. Mas eles foram melhores depois que conseguiram se acertar. A defesa do Brasil é muito potente e não nos deu oportunidade depois. Nossas meninas não tiveram força suficiente para vencer isso. Parabéns ao Brasil pela vitória e pela evolução - frisou o comandante.
Nesta quarta-feira, às 14h30 (de Brasília), a seleção brasileira encara a Hungria pelas quartas de final do Mundial. Uma vaga coloca o Brasil ao menos na busca pela medalha de bronze, no que seria a melhor campanha da história do país na competição.







Por Direto de Belgrado, Sérvia

Após dias nos EUA, Vagner Love curte show do SPC com a noiva.

Após alguns dias de férias nos Estados Unidos, Vagner Love retornou ao Rio de Janeiro no começo desta semana. Nesta segunda-feira, o atacante e a noiva Lene conferiram o show do grupo Só Pra Contrariar, no Barra Music. O casal foi recebido por Fernando Pires no camarim logo depois da apresentação.
- Recebendo a energia positiva desse casal maravilhoso - escreveu Fernando no Instagram.

 Love aproveita as férias antes do retorno ao Shandong Ludeng, da China, para mais um ano de contrato. A volta ao Brasil ocorre somente em dezembro de 2014, quando oficializa a união com Lene em cerimônia no Rio.



Por Rio de Janeiro

Internacional formaliza interesse por Jefferson, goleiro do Botafogo.

Sem dinheiro para fazer grandes investimentos, o Botafogo vem trabalhando para manter seu elenco para a disputa da Taça Libertadores do ano que vem. No entanto, uma ameaça pode preocupar o clube. Na segunda-feira, o Internacional formalizou seu interesse no goleiro Jefferson aos empresários.

Convocado constantemente para a seleção brasileira e candidato a estar na Copa do Mundo de 2014, Jefferson está no Botafogo desde 2010 e tem contrato registrado até o fim do ano que vem. No entanto, já há um acordo para renovação até dezembro de 2015.

Jefferson tem um alto salário e uma forte identificação com o Botafogo. No entanto, o Internacional tem a intenção de investir na contratação de um goleiro, já que não tem um nome forte na posição desde a aposentadoria de Clemer.

Apesar da conversa, não houve uma proposta oficial pelo jogador. No entanto, existe a expectativa de que isso aconteça ainda este ano. O Botafogo não pretende abrir mão do goleiro.

Para a próxima temporada, o Botafogo já renovou os contratos do lateral-direito Edílson e do zagueiro Bolívar. O próximo da lista é o atacante Elias. O restante dos principais jogadores possui contrato longo com o clube.

Por - Rio de Janeiro
 
 

Trabalho nas 'férias': Felipão vai a Milão para observar Kaká de perto.

Desde que assumiu o comando técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari nunca fechou as portas a nenhum jogador e fez questão de reafirmar que estava observando partidas de todos os brasileiros espalhados pelo mundo. E os que ainda sonham com uma vaga na Copa do Mundo do próximo ano terão uma grande chance nos dias que antecedem o Natal: o técnico irá à Europa para assistir a alguns jogos. Mas quem tem mais razões para ter esperanças é Kaká. O meia do Milan tem feito boas exibições pelo Rossonero desde que regressou ao clube, onde em 2007 se tornou no melhor do mundo, e no próximo domingo será observado pelo treinador brasileiro durante o clássico contra o Internazionale, no San Siro. Felipão viaja nesta terça-feira para a Europa a fim de passar o Natal com o filho, que vive em Portugal, e vai também assistir a um encontro do Campeonato Português.

Na última semana antes do Natal, todas as atenções no continente estão voltadas para os dois grandes dérbis: o de Milão e o de Londres, entre Chelsea e Arsenal. Felipão escolheu assistir ao vivo o encontro dos gigantes milaneses, onde jogam três brasileiros em cada equipe. Robinho é o único que já foi convocado pelo treinador desde que reassumiu o posto, mas está lesionado e dificilmente disputará o embate. Kaká vai ser titular, enquanto o goleiro Gabriel deverá começar no banco. Do lado do Inter, Jonathan está garantido entre os onze iniciais, enquanto Juan Jesus e Wallace deverão ser reservas. 
gol 100 pode ser aos olhos de felipão

Com 31 anos (32 na data da Copa), o camisa 22 do Milan dificilmente terá condições de disputar a Copa do Mundo de 2018 e regressou a Milão com o pensamento na Copa do Brasil. Sem a velocidade de outros tempos, mas com a técnica que demonstrou nunca ter perdido, Kaká se afirmou no Milan como líder dentro e fora de campo, é titular absoluto, balançou as redes quatro vezes e ajudou o time a se classificar para as oitavas de final da Liga dos Campeões com prestações notáveis em Glasgow e Barcelona.

A torcida aguarda ansiosamente pelo gol número 100 de seu ídolo, e Kaká prometeu que iria marcar antes do Natal. O primeiro do meia pelo Milan foi precisamente há 10 anos, justamente em um dérbi contra a Inter em que o jogador, então com 21 anos, marcou de cabeça o segundo gol na vitória por 2 a 0. Com celebração especial preparada há três semanas, o cenário perfeito para o centésimo gol de Kaká já está montado. No próximo domingo à noite, San Siro lotado para o clássico e Felipão na arquibancada. Melhor impossível. . 

Por - Milão, Itália

Ajudão: clima de jogo, herói enganado nos braços do Flu e o choro da Lusa.

Dois clubes de futebol em campo no Rio de Janeiro, um cordão de policiamento deixando um espaço de segurança entre as torcidas. Jornalistas, personagens e até ambulantes presentes. Poderia ser o Maracanã, mas se tratava do Ajudão. Ou melhor: a sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que fica na Rua da Ajuda, no Centro, onde torcedores de Fluminense e Portuguesa pareciam tentar de alguma forma ajudar seus times na busca pela vaga na Série A do Campeonato Brasileiro. O duelo foi apimentado pela presença de rubro-negros, vascaínos e botafoguenses que apareceram para reforçar a torcida da Lusa.

A torcida do Fluminense elegeu rapidamente novos heróis. Héverton, pivô da punição sofrida pela Portuguesa e que determinou a permanência do clube carioca na Série A, teve seu nome gritado, assim como o do advogado Mário Bittencourt. Uma pessoa que deixou a sede do tribunal chegou a ser confundida com ele e foi abraçada pelos tricolores na ânsia de festejar o fim do pesadelo de mais um rebaixamento.

Do outro lado, torcedores da Portuguesa choraram a queda. Um ônibus veio de São Paulo com 40 pessoas especialmente para ajudar de alguma forma o clube. Na sede do STJD, eles receberam o apoio de flamenguistas, principalmente, e vascaínos e botafoguenses. Os gritos de "Série C" contra o Fluminense prevaleceram com palavra vergonha decorando qualquer manifestação.

A provocação foi constante das duas partes. Ao fim das defesas, quando a votação teve início, o silêncio tomou conta do Ajudão. Torcedores acompanhavam pela internet ou em televisões de bares próximos. A cada voto anunciado, a torcida do Fluminense comemorava e a decepção crescia do lado da Portuguesa.

No fim, a torcida do Fluminense transformou a rua em arquibancada, fez balançar o Ajudão e não se importou com os poucos gritos que ainda ecoavam do outro lado, lembrando quedas anteriores. Para eles, não havia nada relacionado ao "tetrarebaixamento" cantado pelos torcedores da Portuguesa. Naquele momento, o motivo era para festa.

 
Estudante de Direito e estagiária de um escritório próximo, Karolina Abrantes levou uma bandeira do Fluminense para o trabalho, acompanhou parte do julgamento pela internet e foi para o Ajudão comemorar. Ela não concordou com os argumentos da Portuguesa e sentenciou:

- A Justiça foi feita. A regra é clara. Quem fala em pagar a Série B entende menos de futebol do que eu e olha que não entendo muita coisa. Estou muito feliz. Ficamos na Série A, o Anderson foi embora e Conca está contratado - afirmou Karolina.

O julgamento estimulou até mesmo quem pensa no futuro em trabalhar com Direito Esportivo. Guilherme Moraes ouviu de sua mãe a ordem para não aparecer no local. Mas o pai o liberou.

- Já estava com muita vontade. Sempre acompanho, a área é do meu interesse. Juntou as duas coisas. O Fluminense e o Direito Esportivo - comentou.

Do outro lado, a conselheira da Portuguesa Regina Maria da Costa estava inconsolável. Seu choro foi o símbolo do que o clube viveu naquele momento. Ao seu lado, jovens torcedores do clube rezavam em vão pela absolvição.

- É muito triste. Acompanho sempre a Portuguesa. Eles tratam a gente como clube pequeno e fazem isso - comentou Regina.
Consciente de que pouco poderia fazer pelo seu clube naquele momento, o comerciante Armandio Lagareiro também mostrou sua revolta. Para ele, a necessidade de comparecer ao Ajudão foi uma forma de representar.

- Sabemos que não podemos fazer nada aqui, mas nossa atitude foi para mostrar representatividade e apresentar nossa revolta com o que acontece no futebol brasileiro - disse Armandio.

Os policiais, que fizeram cordão de isolamento entre as torcidas, não tiveram trabalho e assistiram a tudo passivamente. O resultado do julgamento fez os tricolores se exaltarem. Voaram garrafas de água e latinhas de cerveja. O hino foi cantado e os nomes de Mário Bittencourt e Conca também.

Extasiados e na Série A, os torcedores do Fluminense deixaram o local com a certeza de que a Justiça foi feita e não houve virada de mesa. Do outro lado, a revolta por uma decisão no tapetão. O futebol nunca é unânime, mas, novamente, teve uma página escrita nos tribunais. Com direito a torcida, policiamento, heróis e vilões.
Em tempo: a Portuguesa já avisou que vai recorrer ao Pleno do STJD. A Rua da Ajuda tem tudo para ficar com clima de estádio ainda neste fim de ano, quando ocorrer o novo julgamento.

Por - Rio de Janeiro.