BLOG DO BETO

O MUNDO RESPIRA ESPORTE.

Seja um leitor do nosso blog.

AQUI O FUTEBOL É DIFERENCIADO.

Seja ele mundial, nacional ou local.

LUGARES INCRÍVEIS

O mundo é incrível.

LUGARES FICTICÍOS NO MUNDO

Uma tela de uma bela arte.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Como em 2002, Verdão só depende de si para não cair na última rodada.

O Palmeiras só depende de si para evitar o que seria o terceiro rebaixamento da sua história. Se vencer o Atlético-PR, domingo, às 17h, em jogo inicialmente marcado para a nova arena, o time escapa sem precisar de nenhum outro resultado. Cenário parecido com o da rodada final do Brasileirão de 2002, quando o time caiu pela primeira vez. 
Na ocasião, o Verdão tinha de vencer o Vitória, sem objetivos no campeonato, para se safar. Mas a derrota por 4 a 3, no Barradão, em Salvador, confirmou a queda para a Série B na 24ª posição - à época a competição tinha 26 equipes, com turno único de pontos corridos e as fases seguintes disputadas em mata-mata pelos oito primeiros colocados.
Curiosamente, agora o Palmeiras tem o mesmo Vitória como rival direto na briga contra o rebaixamento. A diferença é que os times não estarão frente a frente na última rodada. Ao mesmo tempo em que o Verdão enfrentará o Atlético-PR, o Rubro-Negro baiano vai encarar o Santos, no Barradão. O Palmeiras, com 39 pontos, na 16ª posição, leva a melhor pelo número de vitórias (11 a 10) sobre o Vitória, 17º colocado, com 38 pontos, vantagem que pode ser fundamental na definição dos rebaixados.
Principal esperança para ajudar o time no capítulo final do Brasileiro, Valdivia é dúvida para o jogo. O chileno se recupera de uma lesão na coxa esquerda, problema que o tirou da derrota por 3 a 1 para o Internacional, no último sábado, no Beira-Rio. Agora, o técnico Dorival Júnior aguarda a recuperação do meia para ajudar a equipe na missão de vida ou morte.
O comandante não poderá contar com Bruno César e Allione, expulsos diante do Internacional, mas terá o retorno de Nathan, que cumpriu suspensão na última rodada. Em uma sequência de cinco derrotas seguidas, o elenco ganhou folga nesta segunda-feira e se reapresentará na terça, em atividade fechada para a imprensa.

Por Marcelo Hazan
São Paulo