BLOG DO BETO

O MUNDO RESPIRA ESPORTE.

Seja um leitor do nosso blog.

AQUI O FUTEBOL É DIFERENCIADO.

Seja ele mundial, nacional ou local.

LUGARES INCRÍVEIS

O mundo é incrível.

LUGARES FICTICÍOS NO MUNDO

Uma tela de uma bela arte.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Cruzeiro precisa driblar cansaço entre decisões do Mineiro e Libertadores.

O relógio se tornou inimigo do Cruzeiro. O clube entra nesta quarta-feira nos sete dias mais decisivos da temporada. A derrota nos próximos dois jogos pode significar o fracasso da equipe no primeiro semestre e o fim do sonho do tricampeonato da Libertadores. Além da tensão psicológica, a Raposa terá que conviver com a exaustão física. A semifinal do Campeonato Mineiro está marcada para domingo, às 16h (de Brasília). O jogo contra o Universitario Sucre está marcado para terça-feira, às 20h30, no Mineirão. São pouco mais de 52 horas de intervalo entre uma partida e outra. 

O mesmo aconteceu recentemente. O time celeste empatou com o Galo, no domingo, por 1 a 1, no Independência. Nessa terça-feira, a Raposa já estava em campo, em Buenos Aires, contra o Huracán. O cansaço ficou evidente contra a equipe argentina, que acabou vencendo por 3 a 1.

A maratona realmente não é fácil. Marcelo Oliveira deu um depoimento, após a partida, sobre o curto intervalo entre jogos tão importantes. 
- Queria comentar sobre esse calendário. É impossível você jogar um clássico domingo, viajar, chegar às 4h30 da manhã e ter que jogar um jogo decisivo na Argentina, contra um adversário que descansou seu time no sábado, jogou com apenas três titulares e visivelmente ganhava a segunda bola e tinha uma marcação mais encorpada. Isso deveria ser debatido, porque uma hora o jogador vai passar mal em campo. O Henrique estava lá deitado no vestiário, O Willians saiu extenuado do primeiro tempo. Isso é desumano. O comércio e a política do futebol estão sobrepondo a essência, que é a boa técnica, o descanso.  
No Campeonato Mineiro, o Cruzeiro tem a vantagem. A equipe celeste joga a segunda partida da semifinal do estadual contra o Atlético-MG podendo empatar para se classificar para a decisão. A Raposa ainda tem a vantagem de jogar no Mineirão, diante de seu torcedor. 

Na Libertadores a situação é um pouco menos confortável. Em segundo lugar no Grupo 3 da competição continental, com oito pontos, atrás apenas do Universitario Sucre, com nove, e à frente do Huracán, com sete. O Mineros de Guayana tem apenas dois e não tem chances de classificação. Para garantir vaga nas oitavas, a equipe celeste precisa apenas de uma vitória contra a equipe boliviana, na terça-feira, no Mineirão. O Cruzeiro também se classifica, com qualquer resultado, se o Huracán, da Argentina, não vencer o Mineros de Guayana, da Venezuela, também na terça-feira. 
O atacante Leandro Damião acredita que os jogadores têm que ser inteligentes para driblar a situação do cansaço físico. Em principio, o Cruzeiro folga nesta quarta-feira, treina na quinta, na sexta e no sábado, antes do clássico contra o Atlético-MG. O jogador acha que o elenco deve se poupar nos treinamentos, para que os jogadores não se desgastem tanto.
- Temos que aproveitar essa semana, mas temos que saber dosar nos treinamentos. Temos um jogo em casa, na terça-feira, mais uma maratona, dois jogos seguidos, coisa desumana, mas, se a gente reclama, falam que é corpo mole, que o jogador não aguenta. Eu quero ver os outros jogarem nesse ritmo que estamos para ver se aguentam.

Por GloboEsporte.com
Buenos Aires

Duelo de parças: jogão PSG x Barça tem reencontro entre Lucas e Neymar.

Tudo começou com uma rivalidade estadual. Quando se encontraram pela primeira vez, em 2010, Neymar vestia a camisa do Santos e Lucas a do São Paulo. Logo virou parceria, na Seleção sub-20  e na principal. Hoje é amizade, mas que ficará do lado de fora do campo, quando os dois amigos têm um raro e glamouroso encontro: são o rosto do futuro de seus times, Paris Saint-Germain e Barcelona, que se enfrentam nesta quarta-feira, pelas quartas de final da Liga dos Campeões. O primeiro duelo é em Paris, no Parque dos Príncipes, está marcado para as 15h45 (de Brasília) e será transmitido ao vivo pela TV Globo e pelo GloboEsporte.com (o site começa a transmissão às 15h).
- Não temos muito contato de se encontrar, mas sempre estamos nos falando, ainda mais perto de uma data importante, em um jogo que vamos nos enfrentar. É uma amizade sadia - diz  Lucas.

Um presente deste porte é o que se esperava dos dois quando eram apenas jovens promissores em 2010, mas já apontados como os grandes craques brasileiros dos próximos anos. Mas, hoje, quem está melhor? Quem parece mais consolidado e tem maior importância para a equipe?

Apesar de Lucas ter se transferido para a Europa seis meses antes de Neymar, os números individuais estão a favor do craque do Barcelona. O meia do PSG teve mais problemas em sua adatapção - o primeiro gol demorou 21 partidas para sair, o da Champions ainda não aconteceu em 20 jogos disputados, e, quando estava em sua melhor fase no clube, se machucou, há dois meses. Mesmo sem ter jogado no final de semana, o jogador teve sua volta confirmada pelo técnico Laurent Blanc para esta quarta.

Apesar da lesão, esta é a melhor temporada de Lucas na Europa: ele já tem 30 jogos, sete gols e quatro assistências, entre Campeonato Francês e Champions. Neymar chegou a 42 gols pelo Barcelona no último final de semana - só nesta temporada tem três na Liga dos Campeões e 18 no Campeonato Espanhol. No último final de semana foi polêmico ao reclamar de substituição de Luis Enrique, mas vive uma temporada mágica e está cheio de moral em Barcelona.
- Quando posso o assisto. Neymar é um grande destaque por onde joga, vive um bom momento, vem crescendo a cada dia. É importante para o futebol brasileiro ter jogadores em grandes clubes na Europa. Isso é bom para o nosso país. Será um grande jogo e acredito na minha equipe. Acredito que a gente possa sair com a vitória - analisa o meia do PSG
Nos dados coletivos, Neymar leva goleada de Lucas. O camisa 11 do Barça tem apenas um título pelo clube: a Supercopa da Espanha da temporada passada, disputada em dois jogos contra o Atlético. Lucas já seleciona seis taças: bi do Campeonato Francês, bi da Supercopa e da Copa da Liga Francesa. 

E no cara a cara? Novamente, Lucas ganha no coletivo e Neymar no individual. Entre duelos de Santos e São paulo, e Barcelona e PSG, foram seis encontros. Três vitórias de Lucas, duas de Neymar e um empate. Só que nos gols marcados nestes confrontos, é chocolate do atacante do time catalão: 7 a 3 para Neymar.

Tridente completo; PSG sem Ibra

No duelo com o "parça" Lucas, Neymar terá o apoio não só de Messi e Suárez, mas de um Barça com força quase máxima, exceto pela ausência de Daniel Alves, suspenso. O Barça tenta tirar proveito disso, e da força de seu 'tridente' ofensivo, para 'espetar' um machucado PSG.

A primeira vez que os três atacantes marcaram no mesmo jogo foi contra o mesmo PSG, no segundo turno da primeira fase, quando o Barça venceu os franceses e garantiu a primeira posição do grupo. Até aqui, Messi (8), Suárez (4) e Neymar (3) são responsáveis por 15 dos 18 gols do time na Champions.

Embora tenha conquistado a classificação para as quartas de maneira heróica contra o Chelsea, na prorrogação, e levantado a taça da Copa da França no final de semana, o PSG terá o considerável desfalque de três titulares: Ibrahimovic e Verratti, suspensos, e Thiago Motta, lesionados. A surpresa do técnico Laurent Blanc na lista de convocados foi David Luiz, que fez tratamento na Rússia e acelerou a recuperação de sua lesão para chegar disponível nesta partida decisiva, em que o time precisará de sua liderança em campo. 

Por isso, o retorno de Lucas ao time titular acontece no melhor momento possível não só para o atleta, mas para o equipe, que está sem o poder ofensivo de Ibrahimovic. Blanc não definiu se o meia começa jogando ou entra no decorrer da partida, mas irá para o sacrifício, para combater a habilidade de seu parceiro Neymar.

Por Cassio Barco
Paris, França