BLOG DO BETO

O MUNDO RESPIRA ESPORTE.

Seja um leitor do nosso blog.

AQUI O FUTEBOL É DIFERENCIADO.

Seja ele mundial, nacional ou local.

LUGARES INCRÍVEIS

O mundo é incrível.

LUGARES FICTICÍOS NO MUNDO

Uma tela de uma bela arte.

sábado, 26 de outubro de 2013

Diego Costa envia carta à Fifa e define que vai defender a Espanha, diz jornal.

A novela envolvendo o atacante Diego Costa, do Atlético de Madri, parece próxima de um final. E ele não será feliz para a seleção brasileira. De acordo com o jornal "Marca", o jogador enviou uma carta à Fifa manifestando a sua intenção de defender a Espanha. Na correspondência, o atleta não mencionou a renúncia ao time canarinho, já que poderia ser punido pela entidade máxima do futebol por conta de tal atitude. 
A partir de agora, a decisão está nas mãos da Fifa, que chegou a receber um comunicado da CBF em relação ao atacante. Uma comissão vai julgar o caso para bater o martelo sobre Diego Costa, que chegou a jogar por 34 minutos com a amarelinha nos confrontos contra a Rússia e a Itália, ambos disputados no mês de março.
Diego Costa foi convocado nesta sexta-feira por Luiz Felipe Scolari para os dois próximos compromissos da seleção brasileira. No dia 16 de novembro, o adversário será Honduras, em Miami, nos Estados Unidos. Três dias, o Brasil vai enfrentar o Chile, em Toronto, no Canadá.

Segundo a publicação, Diego Costa manteve contatos diretos com o técnico da Fúria, Vicente del Bosque. O treinador manifestou o interesse em convocar o atacante o quanto antes. O jornal classificou ainda as atitudes de Felipão e da CBF como "desesperadas" para não perder o atacante para a seleção da Espanha.
Mesmo depois de convocado por Luiz Felipe Scolari nesta sexta-feira, Diego Costa não se manifestou de maneira oficial.  

Por Madri

Bernard marca pela primeira vez em goleada do Shakhtar sobre o Zorya.

A "alegria nas pernas" deu o ar da graça na Donbass Arena. Neste sábado, o atacante Bernard fez o seu primeiro gol com a camisa do Shakhtar Donetsk no triunfo por 4 a 0 sobre o Zorya, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Ucraniano. O xodó do técnico da seleção brasileira Luiz Felipe Scolari não só balançou a rede dos rivais como iniciou mais uma vez a partida entre os titulares e ainda deu duas assistências. Facundo Ferreyra (2) e Taras Stepanenko completaram a goleada.
A bola na rede de Bernard significou uma marca importante na carreira do técnico Mircea Lucescu. Foi o 500º gol em jogos disputados pelo Shakhtar em casa. Com o resultado, a equipe assumiu a liderança provisória do Campeonato Ucraniano, com 32 pontos, dois a mais do que o rival Metalist, que tem dois jogos a menos. 
O gol de Bernard saiu aos 19 minutos do primeiro tempo. O jogador foi lançado por Srna, ganhou na corrida do zagueiro rival, ajeitou de cabeça e bateu cruzado para vencer o goleiro. No fim da partida, ele ainda foi eleito o craque do jogo.
- São ótimos números, mas sei que ainda posso e vou render mais. Quero evoluir sempre. Estou feliz pelo jogo porque pude ajudar meu time com o gol e com dois passes para meus companheiros marcarem. O torcedor tem reconhecido meu trabalho e quero retribuir ainda mais todo carinho com que tenho sido tratado - disse após a partida. 

Além de Bernard, outros dois brasileiros iniciaram a partida entre os titulares: o volante Fred, ex-Internacional, e o atacante Alex Teixeira, ex-Vasco. O brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva também foi escalado logo de cara pelo técnico Mircea Lucescu. No segundo tempo, Ilsinho, Luiz Adriano e Wellington Nem foram utilizados pelo treinador. 

Por Donetsk, Ucrânia.

Voltou! Em jogo polêmico, Palmeiras empata com Azulão e festeja acesso.

Era questão de tempo, praticamente uma contagem regressiva para os palmeirenses acabarem com a angústia de ver o time na Série B. Sem adversários à altura, o Verdão passeou pela Segundona com uma campanha sólida e de raros sustos. Tão fácil que, a seis rodadas do fim, bastava um simples empate para voltar à elite. E foi assim. Em um jogo com arbitragem polêmica e grande atuação de um goleiro formado no arquirrival Corinthians, o Palmeiras empatou sem gols com o São Caetano, no Pacaembu, e está garantido na elite em 2014.
O 0 a 0 foi frustrante para quem esperava uma goleada diante do vice-lanterna, e houve até quem vaiasse a equipe após o jogo - principalmente membros de uma torcida organizada. A grande maioria dos palmeirenses, porém, aplaudiu a equipe e reprovou a atitude da uniformizada. O público foi de 33.478 pagantes (renda de R$ 1.221.630,00).
- Não foi como nós queríamos, mas voltamos. A torcida fez a parte dela. Nos apoiou, e tentamos fazer a nossa parte. A bola não entrou. Procuramos o gol até o fim, mas a bola não entrou - disse Valdivia.

A tranquilidade vivida pelos palmeirenses em todo o torneio desapareceu neste sábado. O Verdão se mostrou ansioso para resolver a partida e foi ao desespero com o árbitro no fim do primeiro tempo. Wilson Luiz Seneme marcou pênalti após dividida entre Alan Kardec e Rafael Santos na área. No entanto, mudou de ideia ao chegar à linha de fundo e ouvir do assistente Carlos Augusto Nogueira Júnior que o goleiro acertou a bola.
O camisa 1 do Azulão, aliás, foi o grande responsável pela comemoração do Palmeiras não ter sido com uma vitória. O jogador, formado nas categorias de base do Corinthians, fez grandes defesas, sobretudo no segundo tempo, e ajudou o São Caetano a continuar vivo em sua luta para fugir do rebaixamento - o time está a cinco pontos do ABC, primeiro fora da zona da degola.
Com as arquibancadas lotadas, a festa do acesso começou muito antes da partida. Ídolos do passado, como Ademir da Guia, Evair, Edmundo e Marcos, entregaram a camisa amarela para os jogadores atuais -  
O terceiro uniforme, lançado e usado pela equipe neste sábado, é uma homenagem ao time do Palmeiras que representou a seleção brasileira em um amistoso contra o Uruguai, em 1965.
O alvo agora é a conquista de um bicampeonato que a torcida jamais sonhou ter. Ele também está próximo de acontecer. O Verdão tem 69 pontos, nove de vantagem para o Chapecoense, segundo colocado. Na próxima rodada, o time paulista enfrenta o Paraná, sábado que vem, às 16h20m, no estádio Durival Britto, em Curitiba.
O São Caetano ainda tem chances remotas de escapar do rebaixamento para a Série C. O Azulão soma 31 pontos e vai precisar de uma sequência de vitórias para escapar. No próximo sábado, pega o Sport, às 17h20m, no Recife.

Pênalti! Só que não!

O desejo de resolver rapidamente a partida e dar início à comemoração atrapalhou o Palmeiras no primeiro tempo. Era como se os 90 minutos de jogo passassem assim que o time marcasse o primeiro gol. Não marcou, e o  nervosismo aumentou a cada chance desperdiçada, a cada bola mal dominada na área. Quando o alívio parecia certo, foi a vez da arbitragem tumultuar o jogo.
Wesley e Valdivia, os dois mais talentosos da equipe, chamaram a responsabilidade de furar o bloqueio rival. Com boa movimentação e passes precisos, levaram o Verdão ao ataque. Vinícius, logo aos seis minutos, criou a primeira grande oportunidade. Rafael Santos, goleiro formado na base do Corinthians e destaque do Azulão na partida, espalmou.

Do outro lado do campo, a defesa palmeirense não economizou nos sustos. Principalmente com André Luiz, pelo lado direito. Primeiro, o veterano defensor quase fez contra com um desvio que Fernando Prass tirou com a perna direita. Depois, foi facilmente driblado por Cassiano Bodini na área. O goleiro salvou novamente.
O Palmeiras não demorou a recuperar o controle do jogo. Após confusão na área, Henrique perdeu grande chance ao driblar um marcador na área e chutar por cima. Em seguida, começaram os problemas com a arbitragem. Vinícius se jogou ao disputar um lance com um rival. Valdivia ficou com a bola sem marcação, mas esperou o árbitro Wilson Seneme dar o pênalti e acabou sendo desarmado.

Aos 39, o lance mais polêmico. Alan Kardec recebeu passe do Mago na área, tentou driblar Rafael Santos e caiu. Seneme marcou pênalti, mas, ao se aproximar da linha de fundo, ouviu do assistente Carlos Augusto Nogueira Júnior que o goleiro havia tocado na bola. Imediatamente, o pênalti foi cancelado, revoltando os palmeirenses.
 
Ex-corintiano segura o Verdão

O Palmeiras voltou do intervalo ainda mais ofensivo. A movimentação na frente abriu a defesa do São Caetano e permitiu que o Verdão sufocasse. Rafael Santos, porém, estava disposto a estragar a festa. Ele espalmou um chute forte de Ananias e, em seguida, mesmo se atrapalhando, jogou para fora um desvio de Alan Kardec na pequena área. Pouco depois, foi a vez de André Luiz parar em nova defesa do goleiro.
Gilson Kleina apostou em mais velocidade para manter o Palmeiras em cima com a entrada de Serginho no lugar de Vinícius. A troca manteve o Verdão no controle da partida, mas a defesa se abriu e passou a levar sustos. Éder e Giovane, em chutes perigosos, obrigaram Fernando Prass a fazer ótimas defesas e evitar a desvantagem.
Kleina ainda tentou novamente ao colocar Ronny em substituição a Ananias, mas, com o passar do tempo, o Palmeiras se mostrava bastante satisfeito com a igualdade. O time continuou atacando, tentando encontrar espaços na defesa adversária, porém, diminuiu consideravelmente o ritmo ofensivo. Nas arquibancadas, a torcida se mostrava angustiada, à espera de um gol para sacramentar a vaga.
No fim da partida, o Verdão ainda arriscou. Serginho soltou a bomba de fora da área. De novo, Rafael Santos defendeu e impediu a explosão dos torcedores no Pacaembu. Nada que durasse por muito tempo. Minutos depois, o apito final trouxe o alívio esperado pelos mais de 30 mil presentes e uma tímida comemoração. O Palmeiras está de volta para casa.

Por Marcelo Hazan e Rodrigo Faber.


Boa estreia no clássico faz Neymar ter 'um dos dias mais felizes' da carreira.

No primeiro "El Clásico" de sua carreira, Neymar já conseguiu o papel de protagonista ao marcar o primeiro gol do Barcelona e dar o passe que originou o segundo, na vitória catalã por 2 a 1 sobre o Real Madrid neste sábado. Aplaudido de pé pelos torcedores no Camp Nou ao ser substituído no fim do jogo, o brasileiro se emocionou e mostrou na zona mista do estádio o quanto foi importante sua atuação.
- É um dia muito especial, um dos mais felizes para mim. Temos que seguir trabalhando para aproveitar o resto dos jogos - declarou o camisa 11, que ainda usou uma rede social para dizer, em catalão, que estava vivendo "uma felicidade indescritível".

Neymar também comentou o lance mais polêmico do duelo no Camp Nou, em que Mascherano teria cometido pênalti em Cristiano Ronaldo no segundo tempo. E, ao contrário do que disseram os madridistas, o brasileiro achou a decisão do árbitro Alberto Undiano Mallenco correta.
- Creio que não houve pênalti em Cristiano. Não vi, mas a mim não parece - apontou, de acordo com o site "Punto Pelota".
Geralmente caçado pelos adversários dentro do gramado, Neymar voltou a sofrer com as pancadas no duelo deste sábado. Marcado por Sergio Ramos em parte do jogo, aos 15 minutos o brasileiro sofreu uma falta que provocou o cartão amarelo para o espanhol, que admitiu a dificuldade para marcar estando "pendurado". Questionado sobre sua sina de apanhar, Neymar manteve o bom humor.
- É verdade que me atingem em todas as partes (risos), mas vou embora feliz - disse.
O camisa 10 da seleção brasileira falou até mesmo sobre o caso Diego Costa, atacante do Atlético de Madrid que está sendo disputado pelas seleções brasileira e espanhola.
- Espero que ele acabe jogando com o Brasil. É um grande jogador e está muito feliz. É uma decisão pessoal. Espero que ele escolha a camisa canarinha, mas, faça o que faça, desejo que seja muito feliz.

Por - Barcelona, Espanha.


Com Libertadores como 'obrigação', Bota bate o Galo por 1 x 0 e reencontra a vitória.


"#Libertadores é obrigação". Três dias depois da eliminação do Botafogo na Copa do Brasil,  a torcida levou o recado ao Maracanã para exigir que o time termine o Campeonato Brasileiro na zona de classificação para o principal torneio da América do Sul em 2014. E os jogadores corresponderam à expectativa. Na noite deste sábado, o Alvinegro carioca esteve longe de repetir suas melhores atuações na competição, mas derrotou o Atlético-MG por 1 a 0 e reencontrou o caminho das vitórias depois de três partidas. Com gol de Julio Cesar, o time subiu para terceiro lugar com 53 pontos e abriu provisoriamente sete de vantagem dentro do G-4. Para alegria do público de 6.472 pagantes (10.743 presentes). A renda foi de R$ 176.180,00.
Assim como a torcida adversária, o Galo, cumprindo tabela no Brasileiro com 45 pontos, também está com a cabeça em outro torneio: o Mundial de clubes, que será disputado em dezembro, no Marrocos. Mas os jogos que servem de teste para a equipe levantam uma preocupação com a oscilação: nos últimos sete jogos, foram dois empates, duas vitórias e três derrotas. Neste sábado, mesmo com Marcos Rocha, Josué, Diego Tardelli e Luan voltando de suspensão, o time foi irregular. Além disso, segue com um longo jejum diante do Botafogo no Maracanã: já são 28 anos, ou oito partidas, sem triunfos sobre o rival.

Botafogo e Atlético-MG agora terão uma semana inteira para se prepararem para a próxima rodada. O Glorioso só volta a campo no outro domingo, dia 3 de novembro, quando visitará o Goiás, às 17h, no Serra Dourada. Jà o Galo joga um dia antes, no próximo sábado, contra o já rebaixado Náutico às 21h, no Independência.

Em jogo de má pontaria, torcidas comemoram contra o Cruzeiro
Novidade da escalação do Botafogo, Alex tentou dar ao ataque do Botafogo o que estava em falta com Lodeiro: mais movimentação. Motivado com a oportunidade de titular, o atacante ganhou didividas e tirou tinta da trave numa chance cara a cara com Victor. Tudo em menos de dez minutos. Mas o ritmo caiu tão rápido quanto surgiu. E o time, maior finalizador da competição antes da rodada, até o fim da etapa se via concluindo menos que o adversário num jogo aberto. Com os retornos de Diego Tardelli e Luan após cumprirem suspensão, o Atlético-MG voltou a ter velocidade de sobra à frente e deu trabalho a Jefferson.
Em duas oportunidades, o goleiro botafoguense teve que sair nos pés de Fernandinho e Tardelli para evitar as finalizações. Numa delas, mesmo com o arqueiro fechando o ângulo, o atacante conseguiu o cruzamento na área com o gol vazio, mas não chegou na cabeça de Jô. O centroavante, aliás, destoou dos companheiros. Errou passes e não deu um chute sequer. E num primeiro tempo onde o mais perto que a bola chegou da rede foi numa cobrança de falta de Edílson no travessão, as duas torcidas só vibraram quanto o telão do Maracanã anunciou a virada do Criciúma sobre o líder Cruzeiro. Os alvinegros cariocas ainda sonhando com o título, e os mineiros, tirando onda com o maior rival.
Alex tentou, não reseolveu e foi substituído logo no início da etapa final por Sassá. Mas a segunda novidade da escalação do Botafogo teve mais estrela. O volante que voltou de contusão e barrou Renato, foi bem tanto na marcação quanto no ataque. Ele, que já tinha servido Seedorf num chute perigoso no primeiro tempo, foi o garçom de Julio Cesar no segundo. Após tabelinha, o lateral saiu cara a cara com Victor e chutou duas vezes para abrir o placar e dar outro motivo para a torcida comemorar, já que no Mineirão o líder Cruzeiro virou sobre o Criciúma. O gol saiu  num momento em que o Atlético-MG estava melhor em campo. E continuou.
Disperso no primeiro tempo, Jô demorou, mas entrou no jogo. Especialmente depois da entrada de Guilherme no lugar de Luan. O centroavante passou a receber mais a bola, apareceu com os pés e com a cabeça dando trabalho para Jefferson e ainda colaborou com passes para os companheiros finalizarem. Mas Fernandinho e Tardelli estavam com a mira pra lá de torta. Cuca reforçou a marcação com Leandro Donizete no lugar de Josué e foi para o tudo ou nada com Neto Berola na vaga de Junior Cesar. Mas o Botafogo segurou a suada vitória. Octávio substituiu Gegê para ganhar tempo, e diferentemente da eliminação na Copa do Brasil, Seedorf deixou o campo aplaudido dessa vez para a entrada de Lodeiro. E os botafoguenses voltaram a sorrir.

Por GLOBOESPORTE.COM

Lágrimas e drama: ingredientes da virada do Cruzeiro 5 x 3 sobre o Criciúma

Num jogo repleto de emoções, drama e reviravoltas, com direito a lágrimas do artilheiro Borges, o Cruzeiro venceu o Criciúma por 5 a 3, na noite deste sábado, no Mineirão. A partida, que parecia ser fácil, já que a Raposa abriu 2 a 0 com 18 minutos de bola rolando, ganhou contornos de sofrimento para a torcida azul, com a virada do Tigre ainda no primeiro tempo. Foi então que brilhou a estrela de Borges, que marcou o terceiro e o quarto gols, e devolveu a tranquilidade ao virtual campeão brasileiro. Dagoberto marcou duas vezes e Éverton Ribeiro completou a lista dos artilheiros da Raposa. Para o valente time do Criciúma marcaram João Vitor, Ricardinho e Lins.

Os 38.378 pagantes proporcionaram renda de R$ 1.769.440,00 e vibraram com o resultado que mantém o Cruzeiro na liderança do Campeonato Brasileiro, agora com 65 pontos, 12 a mais que Botafogo, que venceu o Atlético-MG neste sábado, por 1 a 0, e Grêmio, que joga neste domingo, contra o Coritiba, em Curitiba. O Criciúma permanece em situação desesperadora. É o 18º da tabela, com 32 pontos, quatro a menos que o Bahia, primeiro time fora do Z-4.

Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, domingo, às 17h (de Brasília). O Criciúma faz o duelo do Z-4 com a Ponte Preta. O jogo será no Heriberto Hülse, às 19h30m de domingo.
 
Chuva de gols

Cruzeiro e Criciúma fizeram um jogo eletrizante no Mineirão. Tanto que, antes mesmo dos dez minutos, a Raposa já tinha criado três boas chances, e o Tigre, uma, com Ivo, que perdeu cara a cara com Fábio. Mas depois disso, o time catarinense passou um bom tempo acuado na defesa e levou um verdadeiro passeio do Cruzeiro.

Dos dez aos 20 minutos, o Cruzeiro fez do campo de ataque sua morada e empurrou o Criciúma pra dentro da área. Tanta pressão só poderia resultar em gols. Aos 12 minutos, Éverton Ribeiro aproveitou rebote de Fábio Ferreira e bateu forte para abrir o placar. Depois de uma bola na trave aos 14 e de uma grande defesa de Galatto aos 15, Dagoberto fez o segundo gol aos 18. Após linda tabela com Éverton Ribeiro, Dagoberto soltou a bomba, sem chances de defesa para o goleiro.

Com dois gols de vantagem, o Cruzeiro resolveu se poupar, abriu mão de atacar e viu o que parecia impossível acontecer. O Criciúma se organizou em campo, encontrou espaços na defesa adversária e virou o jogo, ainda no primeiro tempo.

Aos 33 minutos, João Vitor bateu falta da intermediária, no canto esquerdo, e venceu Fábio para marcar o primeiro dos catarinenses. Um minuto depois, o Cruzeiro teve seu último momento de inspiração no primeiro tempo, num chute de Éverton Ribeiro, que exigiu ótima intervenção de Galatto. Depois disso, só deu Criciúma. Aos 41 minutos, Lins empatou, aproveitando rebote da zaga. A virada do Tigre saiu no último minuto da etapa inicial. Sueliton avançou com total liberdade pela ponta direita e tocou para Ricardinho bater forte e marcar o terceiro do Criciúma. Silêncio e incredulidade no Mineirão com a incrível reação.
 
Virada empolgante

O segundo tempo manteve o padrão do primeiro, com muita velocidade e emoção. O Criciúma ficou com um jogador a menos, logo aos três minutos. Sueliton, que já tinha cartão amarelo, fez falta forte em Willian e recebeu o vermelho.

Como não poderia deixar de ser, o Cruzeiro se mandou para o ataque, pressionando muito o adversário e buscando a virada. Marcelo Oliveira mandou Mayke e Júlio Baptista para o jogo, e o time ficou totalmente ofensivo. A pressão surtiu efeito e a Raposa conseguiu o empate aos 12 minutos, com Borges. O atacante aproveitou cruzamento de Mayke e mandou pro fundo das redes de Galatto.

O Cruzeiro continuou em cima do Criciúma, mais na base do coração do que da técnica. E foi recompensado por tanto esforço. Borges, ele de novo, conseguiu a virada, com um lindo toque de cabeça no canto direito de Galatto. Na comemoração, o atacante não segurou a emoção e chorou.

Dagoberto ainda teve tempo para marcar seu segundo gol e dar números finais à partida. O paranaense cobrou pênalti sofrido por ele mesmo e, finalmente, deu fim ao turbilhão de emoções vivido por mineiros e catarinenses na noite deste sábado.

Por GLOBOESPORTE.COM

Árbitro que apitará jogo da Seleção de Itapetinga e Firmino Alves é modelo e já participou da FAZENDA-5 na Record.

O ex-participante do Reality Show A FAZENDA 05 e arbitro de futebol, Diego Pombo Lopez de 27 anos, comandará o apito do Jogo entre Seleção de Itapetinga e Seleção de Firmino Alves, partida válida pelas Oitavas de finais do maior campeonato amador de Futebol do mundo, o Intermunicipal, o palco do jogo é o Estádio Primaverão em Itapetinga.
Diego PomboIniciou sua carreira em 2003, aos 16 anos, e o primeiro jogo que apitou foi a partida entre Poções e Itabuna, pelo Campeonato Baiano de Futebol de 2008. No ano de 2009, ingressou no quadro da CBF e, em 2010, estreou na Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol, apitando o jogo entre a Associação Atlética Ponte Preta e o ASA de Arapiraca.
Em 2011, recebeu o prêmio de Árbitro Revelação do Campeonato Baiano e foi indicado ao prêmio de Melhor Árbitro. No mesmo ano, pela primeira vez, apitou um jogo pela Série A, que foi o confronto entre Figueirense e Grêmio.
No ano de 2011, foi eleito o “Galã do Campeonato Baiano”, em votação realizada pelo Portal Ibahia. Desde então, vem sendo considerado pela imprensa como o “Juiz de Futebol mais bonito do Brasil”. Além da arbitragem, Diego também já fez trabalhos como modelo e já atuou em peças de teatro . Além disso, ele também foi destaque na mídia por um suposto relacionamento com a cantora de Axé Alinne Rosa e por um vídeo íntimo divulgado na internet.
No ano de 2012, participa da quinta edição do reality show A Fazenda, da Rede Record , tendo sido o sétimo eliminado.

Fonte: Blog do diga diga.
Foto Divulgação: TV Record.

Neymar, Messi, CR7, Bale... Barça e Real fazem clássico da Bola de Ouro.

Aqueles que ainda não se decidiram sobre quem merece ser eleito o melhor jogador do mundo neste ano terão uma oportunidade gigantesca neste sábado. No Camp Nou, às 14h (de Brasília), o líder Barcelona e o terceiro colocado Real Madrid farão o primeiro superclássico da temporada 2013/14, pela 10ª rodada do Campeonato Espanhol. Como quase sempre, mais do que três pontos estarão em jogo diante da presença de inúmeros candidatos e até de alguns favoritos à Bola de Ouro.

É o caso de Neymar e Gareth Bale, debutantes daquele que é apontado o maior clássico do planeta. Ainda não se sabe o peso do duelo na escolha do Comitê de Futebol da Fifa e de um grupo de especialistas da revista "France Football", tampouco se há alguma dúvida na lista dos 23 finalistas, a ser divulgada na próxima terça-feira. Fato é que a relevância dos gigantes espanhóis na eleição é... Gigante.

Tome o ano passado como exemplo, quando dez dos 11 jogadores da seleção do ano atuavam ou no Barça ou no Real. Houve apenas um intruso: Falcao García, hoje no Monaco, então no Atlético de Madri. A tendência é que mudanças surjam nesta edição, já que o Bayern de Munique foi dono de campanhas absolutas com títulos da Liga dos Campeões, Campeonato Alemão e Copa da Alemanha.

CR7 vive fase mais goleadora que Messi

Dois nomes, no entanto, estão intactos e representam o grande fator midiático da dupla. Lionel Messi e Cristiano Ronaldo movem multidões aos estádios e a cada ano parecem melhorar suas estatísticas. Em 2013, ao menos nos clubes, o craque merengue estar um pouco à frente: marcou 47 gols e deu dez assistências em 41 partidas com a camisa do Real; o argentino balançou as redes 37 vezes e distribuiu 11 assistências em 35 jogos. O retrospecto recente do português no Camp Nou também é animador: seis gols nos últimos seis encontros - um deles, em abril de 2012, tornou famoso o gesto pedindo calma aos torcedores rivais.

Messi assume a ponta quando o quesito é a artilharia geral do clássico. Ele é o artilheiro do confronto junto ao argentino Alfredo Di Stéfano, por sinal, e terá uma longa carreira para deixá-lo para trás caso não tenha sucesso neste sábado. São 18 gols e 11 assistências em 25 jogos. Cristiano Ronaldo tem 12 gols e uma assistência em 19 partidas.

Não se pode, porém, descartar a possibilidade de outros roubarem a cena. Ela reside nos coadjuvantes de luxo de ambos os elencos e passam pelos pés de outros brasileiros, como Daniel Alves e Marcelo, ou pelos meias Xavi, Iniesta, Modric e Di María. O argentino é destes quem vive melhor fase, com espaço para brilhar desde que o alemão Özil foi vendido ao Arsenal. Na última quarta, contra o Juventus, pela Liga dos Campeões, ele deu o passe para Ronaldo abrir o placar - fora a grande atuação.

Chances para Bale, Varane e Fàbregas?

Di María se destacou, mas o Real de Carlo Ancelotti ainda parece estar buscando uma cara. Sem Xabi Alonso no meio-campo, o treinador italiano deverá dar mais segurança ao setor com as presenças de Khedira, Illarramendi e Modric. No ataque, depois da má exibição de Karim Benzema, há a chance de Gareth Bale enfim começar jogando após um mês e meio - o homem de € 100 milhões soma apenas um jogo como titular.
A defesa também poderá ter mudanças. Raphaël Varane, zagueiro de apenas 20 anos, recuperou-se de uma inflamação no joelho e assumiria o posto de Pepe.

- Ele está à disposição, está se sentindo bem, mas não jogou contra o Juventus. Vocês terão uma possibilidade real de ver Varane em campo no sábado - indicou Ancelotti.

Gerard Piqué passa por situação parecida no Barcelona. Naturalmente titular, ele se recupera de uma lesão na coxa para estar presente. Segundo o técnico Tata Martino, ele "tem condições de jogar", mas ainda briga por vaga com Javier Mascherano e o capitão Carles Puyol. Dois dos três irão a campo.

- Eu sei há alguns dias a equipe que vai entrar em campo sábado - despistou Martino, que também pode promover o retorno de Cesc Fàbregas no lugar de Alexis Sánchez. De resto, a equipe será a mesma que empatou com o Milan, por 1 a 1, na última terça.

Com 25 pontos em 27 possíveis, o Barcelona defende a liderança na rodada. Se empatar ou perder, corre risco de ser ultrapassado pelo Atlético de Madri (24), que receberá o Bétis no domingo. O Real possui 22 pontos, mas não tem chances de se tornar o primeiro por conta do saldo de gols (22, 15 e 10, respectivamente).

 Por - Rio de Janeiro


Corinthians tenta driblar torcida, mas não evita protesto e ofensas a Pato.

O pedido de desculpas do atacante Alexandre Pato, tentando justificar o pênalti perdido contra o Grêmio nas quartas de final da Copa do Brasil, não surtiu efeito. Nesta sexta-feira, na chegada da delegação a Araraquara, onde o Corinthians enfrenta o Santos, domingo, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, o atacante foi o principal alvo das críticas e ofensas dos torcedores (veja o vídeo ao lado).

O ônibus corintiano bem que tentou escapar dos 50 torcedores que foram à porta do hotel, desviando o trajeto e entrando pela porta dos fundos. Porém, os corintianos foram rápidos, passaram por um terreno abandonado e se aproximaram dos atletas.
Poucos do elenco, como Ralf, Alessandro, Gil e Walter, foram poupados das críticas e receberam palavras de apoio. A espera era mesmo pelo atacante.
Quando Pato desceu, o coro começou: "ei, Pato, vai tomar no c...". Durante a maior parte do tempo, o atacante permaneceu de cabeça baixa. Em um certo momento, ele chegou a virar e olhar para os torcedores, mas permaneceu calado, deixando os torcedores ainda mais furiosos.
Cinco viaturas, três da Polícia Rodoviária e duas da Polícia Militar, fizeram a escolta, inclusive com armas para evitar possíveis ameaças.
O Corinthians faz um treino de reconhecimento do gramado neste sábado, às 10h, na Arena da Fonte Luminosa, local da partida contra o Peixe. As duas equipes se enfrentam no domingo, às 16h.

Por - Araraquara, SP

Sobe! Palmeiras joga por um empate contra o vice-lanterna São Caetano.


Foram 343 dias de sofrimento desde a confirmação da queda para a Série B, em 18 de novembro de 2012, até este sábado, 26 de outubro de 2013. Mas depois de quase um ano, enfim, chegou a hora de o gigante Palmeiras voltar ao seu lugar.
De uniforme novo, e novamente perto do torcedor no Pacaembu (depois de seis rodadas, sendo duas por conta de punição do STJD) e com Valdivia de volta (após desfalcar a equipe em cinco jogos), o Verdão enfrenta o São Caetano neste sábado, às 16h20m (horário de Brasília), atrás de um empate para garantir o acesso e retornar à elite do futebol nacional. O objetivo pode ser conquistado com seis rodadas de antecedência.

 A camisa verde e amarela, comemorativa ao centenário e feita para homenagear a Seleção, será estreada com provável festa alviverde em um Pacaembu lotado – mais de 32 mil ingressos foram vendidos antecipadamente.

Pior para o São Caetano, que terá de encarar o líder isolado da Série B com mais fome do que nunca. Quase condenado ao rebaixamento, o Azulão, vice-lanterna e a cinco pontos do ABC, primeiro time fora da zona da degola, ainda não perdeu a esperança de fugir da queda. A equipe faz as contas e entende que com cinco vitórias nos sete jogos restantes consegue escapar do pesadelo da terceira divisão nacional.
O árbitro Wilson Luiz Seneme será o responsável por apitar a partida, auxiliado por Carlos Augusto Nogueira Junior e Anderson José de Moraes Coelho. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances, em Tempo Real, a partir das 15h, com vídeos exclusivos, e a TV Globo transmite a partida ao vivo para o estado de São Paulo. O Premiere FC1 também mostra a “decisão” para todo o Brasil, por meio do sistema pay-per-view.

 Por - São Paulo

CBF anuncia oficialmente a convocação de Diego Costa.

A CBF formalizou nesta sexta-feira a convocação de cinco jogadores para os amistosos contra Honduras, no dia 16 de novembro, nos Estados Unidos, e diante do Chile, no dia 19, no Canadá. E o atacante Diego Costa, do Atlético de Madri, está entre os relacionados pelo técnico Luiz Felipe Scolari. De acordo com o texto divulgado no site oficial, a medida foi tomada para a obtenção dos vistos para a entrada dos atletas nos dois países.
Além de Diego Costa, o lateral-direito Daniel Alves, do Barcelona, o zagueiro Marquinhos, do Paris Saint-Germain, o volante Lucas Leiva, do Liverpool, e o atacante Hulk, do Zenit, também foram chamados para as duas últimas partidas de 2013.
Na última quarta-feira, Felipão já havia confirmado a convocação de Diego Costa.
- Colocamos à direção que temos a intenção mais uma vez de convocá-lo, pois já convocamos nos jogos da Rússia e Itália. Para que possa ter análise definitiva sobre esse atleta, que é brasileiro e está tendo um destaque bastante grande pelo Atlético de Madrid. E a carta foi enviada à Fifa dizendo da nossa intenção, que vamos convocá-lo na próxima quinta-feira - disse, em entrevista à TV Globo.
O atacante disputou as nove partidas de sua equipe no Campeonato Espanhol até aqui – todas como titular. Ao todo, Diego esteve em campo durante 781 minutos e marcou dez gols, o que faz dele o artilheiro da competição.

 O caso de Diego Costa é o mais complicado. A Federação Espanhola de Futebol revelou que o atleta manifestou o interesse de atuar pela Fúria. Porém, Felipão já o havia convocado para os amistosos da seleção brasileira contra a Rússia e a Itália, disputados em março. O atacante ainda não falou oficialmente de sua preferência. Deixou a escolha no ar.
- Minha decisão foi tomada, mas este não é o momento certo para torná-la pública. As pessoas que precisam saber já sabem. Eu não tenho dúvidas sobre o que vou fazer, mas eu tenho que esperar o momento certo. Se eu pudesse dizer, já teria feito isso há muito tempo.
O zagueiro Marquinhos é a novidade da lista divulgada pela CBF. Essa é a primeira vez que o defensor do PSG é convocado para a seleção brasileira. O jogador, revelado pelo Corinthians, atuou pelo Roma antes de defender o Paris Saint-Germain. Pelas redes sociais, o atleta vibrou com a convocação.
- Um sonho de criança que foi realizado. Muito orgulho em ser convocado e poder vestir o manto sagrado da minha nação agora na seleção principal.
A convocação completa da seleção brasileira para os jogos de novembro será divulgada na próxima quinta-feira, às 12h (de Brasília), em São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Por - Rio de Janeiro