BLOG DO BETO

O MUNDO RESPIRA ESPORTE.

Seja um leitor do nosso blog.

AQUI O FUTEBOL É DIFERENCIADO.

Seja ele mundial, nacional ou local.

LUGARES INCRÍVEIS

O mundo é incrível.

LUGARES FICTICÍOS NO MUNDO

Uma tela de uma bela arte.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Irreverente e líder, Alex une elenco até nas férias com grupo de mensagens.

O Alex do chute forte, do passe qualificado e multifunção já é conhecido do torcedor. Só que há um outro que pouco aparece, mas que também tem importância no vestiário do Inter. Nos bastidores, o meia age com seu lado extrovertido e aglutinador, ao conversar com os parceiros, telefonar, mandar mensagens para manter o grupo unido.
Mesmo no período de férias, no qual cada jogador está em um canto do planeta, o canhoto não dá sossego. Munido do celular, ativa o dedo e se foca no WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas. Os motivos são os mais variados. Apenas jogar conversa fora, saber como estão ou mesmo marcar algo, como ocorre quando estão durante a temporada:
– Temos um grupo no celular. Há uns que ficam mais e outros menos (em contato). Agregamos uma condição de comunicação para termos mais liberdade.

O principal, no entanto, é brincar. Alex aproveita para se divertir. Já age assim durante os trabalhos. Durante uma entrevista do GloboEsporte.com com Alisson, fez de tudo para desconcentrar o goleiro ao gritar "lindo", "goleiro bonitão" e "gatão". Principal liderança do grupo junto de D'Alessandro, tem liberdade para descontrair o ambiente e arrancar risadas, como revela Réver:
– O Alex é muito extrovertido. Brincamos bastante. Trocamos muitas mensagens. É um cara que gosta de rir, puxa todo mundo para cima. Ele fala com todos. É o cara mais velho do grupo, conhece todo mundo.

Alex não se encarrega apenas do lado divertido. Quando precisa, muda a faceta e aciona o cara responsável. A influência o faz recepcionar os mais novos e também passar conselhos de como se portar, seja dentro ou fora de campo, como agradece Andrigo.
– O Alex é o cara que eu mais converso. É da minha posição, me ajuda, procura apoiar.
O suporte tem sido dirigido também a Valdívia. O meia-atacante, que terminou a temporada como artilheiro do time em 2015 com 19 gols, passou por uma cirurgia no joelho esquerdo. Só voltará aos gramados em maio. Para animar (ainda mais o parceiro), é o cara que mais dispensa atenção:
– Troco mensagens com o Valdívia. Tenho uma ligação bacana com ele. Viajamos e ficamos no mesmo quarto. Houve a lesão, mas tem a cabeça tranquila. Ele passa na boa por tudo. Espero que saia tudo bem e que volte bem. Precisamos muito dele. 
A partir desta segunda, Alex, além de "trabalhar" no celular, se reencontrará com os colegas. A data, que marca a reapresentação, fará também o canhoto começar a caminhada para buscar seu lugar entre os titulares. Em 2015, disputou 48 partidas, tendo marcado oito gols. No total, tem 283 jogos, só perdendo no grupo para D'Alessandro (que tem 337) e é o principal artilheiro do grupo no clube, com 77 tentos, que o coloca em 17º na história do Inter, ao lado de Fernandão.

Por Tomás Hammes
Porto Alegre

Depois de negativa de Ivan, Avaí fecha com goleiro Renan, ex-Bota, para 2016

Depois de ter negócio acertado com Ivan, mas goleiro recuar e assinar com o Goiás, o Avaí fechou com seu novo camisa 1 para 2016. Renan, ex-Botafogo, assinou contrato com o Leão da Ilha neste domingo até o fim da temporada e chega ao clube catarinense para repor a vaga deixada por Vagner, hoje no Palmeiras. Após conquistar o título da Série B com o Fogão, o atleta de 26 ano disputará novamente a Segundona, além do Campeonato Catarinense, Copa do Brasil e Primeira Liga. Ele tem passagens pela seleção brasileira de base. 
- Ele fez um grande ano de 2015, todas as vezes que substituiu Jefferson, foi bem. Está amadurecido e quer acabar com estigma de eterno reserva do Jefferson. Acompanhei vários jogos, tem capacidade de liderança, a gente percebeu que os demais jogadores o respeitavam bastante. Acho que é um goleiro preparado, vai fazer 27 anos e tem muita qualidade para ajudar o Avaí - disse Gonçalves, diretor de Esportes, por telefone, do Rio de Janeiro. 

Antes de deixar o Rio, Renan era o mais antigo do elenco alvinegro. Promessa das categorias de base desde que foi observado atuando no CFZ, foi promovido aos profissionais em 2008, antes de completar 19 anos, e não demorou muito para ter suas primeiras chances como titular. Foi escalado para atuar na fase decisiva do Campeonato Carioca daquele ano e se manteve em boa parte do Brasileirão. O atleta deixou o Botafogo com 130 partidas disputadas.

- Já havia pensado em contar com o Renan. Antes mesmo do Avaí me contratar, falei com ele. Acho que vai ser importante para a carreira dele e para o clube. O período de experiência com o Jefferson, pela convivência, serviu de grande espelho para evolução. Espero que possa se consolidar como goleiro no Avaí - completou Gonçalves. 

Além de Renan, clube está acertado com o zagueiro João Filipe,  do Fluminense e com passagem pelo Leão no acesso de 2014, e o atacante Lucas Fernandes, ex-Luverdense. Avaí aguarda, porém, que sejam firmados os vínculos em contrato para fazer o anúncio.

No Botafogo

Em 2009, ainda no Botafogo, Renan foi para o banco com a chegada de Jefferson. O goleiro ficou como a segunda opção nas temporadas seguintes, até que em 2014 deixou claro para a diretoria que gostaria de buscar novos rumos. A partir de então ficou fora até mesmo do banco de reservas, mas voltou a ser reserva imediato com a chegada de René Simões. 


Depois de grandes partidas no Campeonato Carioca e participações no Brasileiro, o goleiro foi procurado pela diretoria do Bota para renovar, mas a negociação esfriou quando ele perdeu a camisa 12 para Helton Leite, com a chegada de Ricardo Gomes no comando técnico.

Por Vitor Vieira de Oliveira
Florianópolis