BLOG DO BETO

O MUNDO RESPIRA ESPORTE.

Seja um leitor do nosso blog.

AQUI O FUTEBOL É DIFERENCIADO.

Seja ele mundial, nacional ou local.

LUGARES INCRÍVEIS

O mundo é incrível.

LUGARES FICTICÍOS NO MUNDO

Uma tela de uma bela arte.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Sem paulistas, Conmebol sorteia hoje os grupos da Taça Libertadores.

Sob um manto de interrogações, a Conmebol sorteia nesta quinta-feira, a partir das 22h (horário de Brasília), os grupos  - e os duelos da fase pré-grupos - da Copa Libertadores de 2014. A entidade que comanda o futebol sul-americano não divulgou cabeças de chave nem os critérios que usará para distribuir os times em cada grupo.
A reportagem do GloboEsporte.com esteve na terça-feira na sede da entidade, no Paraguai, e não obteve nada além de evasivas dos porta-vozes da Conmebol. Contatos por telefone e e-mail tampouco foram respondidos.

Jornais paraguaios e até patrocinadores da confederação dão como certo que os cabeças de chave serão Atlético-MG, Cruzeiro, Newells, Vélez, Peñarol, Cerro Porteño, Bolívar e Unión Española. Oficialmente, a entidade não confirma.

Os seis representantes do Brasil - Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Atlético-PR e Botafogo - tampouco receberam informações precisas sobre o formato do sorteio.

Oito horas antes do início do sorteio ocorre uma reunião do Comitê-Executivo da Conmebol, onde tudo isso será discutido - do regulamento da competição, que pode ter mudanças em relação ao ano passado, ao valor da premiação.

É a primeira vez desde 1998 que uma edição da Libertadores não tem representantes do futebol de São Paulo. A última esperança era a Ponte Preta, que na noite de quarta-feira perdeu para o Lanús na final da Copa Sul-Americana e portanto perdeu a vaga.

Disputar a competição continental é um fator que ajuda os clubes brasileiros a segurar seus atletas diante do assédio de clubes europeus.

- Ter a chance de jogar a Libertadores pela segunda vez em um ano é algo que me motiva a ficar - diz, por exemplo, o lateral gremista Alex Telles.

O presidente da Conmebol, Eugenio Figueredo, possivelmente será desfalque no sorteio - o dirigente lida com problemas de saúde de familiares. Confirmada a ausência, o sorteio será conduzido pelo vice da entidade, Juan Angel Napout, presidente da federação de futebol do Paraguai.

- Vamos ter surpresas - disse Napout na noite de quarta-feira, momentos antes da final da Copa Sul-Americana, cujo resultado classificou Lanús e Botafogo para a próxima edição da Libertadores. 
Além do sorteio, haverá um número musical e uma homenagem a ex-jogadores que se destacaram na disputa do torneio, como o argentino Ricardo Bochini e o uruguaio Santiago Ostolaza. Não há brasileiros nesta lista de hoje.

Por Assunção, Paraguai

Koff anuncia que Dida não terá contrato renovado com o Grêmio.

Dida, 40 anos, não terá o contrato renovado pelo Grêmio. Em Assunção, no Paraguai, onde se encontra para o sorteio dos grupos da Libertadores da América 2014, na noite desta quinta-feira, o presidente tricolor, Fábio Koff, informou que o ciclo do camisa 1 chegou ao fim no clube. O reserva Marcelo Grohe será o novo titular.
Destaque na temporada, o goleiro
Koff, ao chegar no Hotel da Conmebol, foi abordado por jornalistas que irão cobrir a definição dos confrontos do torneio sul-americano. Acompanhado do diretor executivo de futebol, Rui Costa, o mandatário não se furtou de anunciar a decisão da direção. Desde a última rodada do Brasileirão, no dia 8, não havia certeza sobre a renovação de contrato do goleiro, que termina em 31 de dezembro.
- O Dida cumpriu seu ciclo no Grêmio. Não estou despedindo pela imprensa, publicamente, porque seria desconsideração com atleta exemplar e cidadão exemplar. Nós temos o Marcelo, que é nosso, e não é justo que passe mais um ano sem chance de jogar. Nós confiamos nele - disse Koff.
Dida fora contratado no começo do ano à pedido do então treinador Vanderlei Luxemburgo sob alegação de dar mais experiência ao setor para a disputa da Libertadores - apesar do bom ano anterior de Marcelo. Após começo irregular, superou as desconfianças da torcida. E manteve o posto com Renato Gaúcho.
Viveu o melhor momento no Brasileirão e na Copa do Brasil, justamente, ao confirmar uma de suas especialidades: a defesa de pênaltis. No torneio de pontos corridos, pegou cobrança de Everton Ribeiro, do Cruzeiro. Alexandre Pato foi a vítima no campeonato de mata-mata. Deixa o clube, então, com 59 jogos disputados e nenhum título conquistado.

Por   - Assunção, Paraguai 

STJD vai julgar denúncia contra Lusa e Flamengo na próxima segunda-feira.


A última rodada do Campeonato Brasileiro foi disputada no domingo, dia 8 de dezembro, mas o torneio só vai se encerrar na segunda-feira, dia 16. A partir das 17h (horário de Brasília), no Rio de Janeiro, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva vai analisar e julgar as denúncias contra a Portuguesa e o Flamengo, que, segundo a CBF, escalaram irregularmente jogadores na última rodada.
Caso a Lusa seja punida – o Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê a perda de três pontos mais a pontuação da partida –, a equipe rubro-verde, que empatou por 0 a 0 com o Grêmio, cairia de 48 pontos para 44, deixando a 12ª colocação e passando a integrar o Z-4, na 17ª posição e assim salvando o Fluminense de rebaixamento para a Série B. O Flamengo também perderia quatro pontos mas, com 45, ainda estaria salvo da degola.
Paulo Bracks, auditor do STJD que comandou a sessão que suspendeu Héverton, jogador da Portuguesa pivô da polêmica, em duas partidas, na sexta-feira passada, confirmou que o julgamento que pode mexer com a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro vai ser na segunda-feira.
– Pela agenda, o julgamento do caso da Portuguesa e do Flamengo fica para segunda-feira. É importante resolver o quanto antes essa questão. É de interesse do STJD – afirmou Bracks.
A tendência é de que um possível julgamento em segunda instância, no Pleno do STJD, aconteça perto do Natal. No caso do Flamengo, o jogador supostamente escalado irregularmente foi André Santos.

Por São Paulo

Tribunal pode livrar Flu e Vasco e rebaixar Fla e Lusa: veja cenários.

A última rodada foi realizada no fim de semana, mas o Campeonato Brasileiro de 2013 está longe de chegar ao fim. A parte de baixo da tabela da competição, que agitou as últimas rodadas, continua dando o que falar, e até a situação dos rebaixados pode sofrer alteração. Com Portuguesa e Flamengo correndo risco de perder quatro pontos cada um por terem escalado jogadores de forma irregular no último jogo, e o Vasco tentando conquistar três pontos através da impugnação da partida contra o Atlético-PR, as classificações finais de Fluminense, Vasco, Flamengo e Portuguesa podem ser trocadas por decisões extracampo.
Na situação atual, Fluminense e Vasco foram rebaixados, com 46 e 44 pontos, respectivamente, ao lado de Ponte Preta e Náutico. Caso Portuguesa e Flamengo percam pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Fluminense seria o grande beneficiado, escapando da degola e empurrando a Lusa, que passaria a ter 44 pontos, para o seu lugar. O Rubro-Negro, atual 11º colocado, desceria para o 16º lugar, com 45 pontos, mas permaneceria na Série A. Só cairia se apenas ele perdesse os pontos, sem a companhia da Portuguesa. Nesse cenário, os 45 pontos do Flamengo o deixariam no Z-4, em 17º lugar. A Lusa manteria seus 48.

O Flamengo ainda poderia entrar na lista dos quatro últimos caso, além de perder seus pontos, o Vasco tenha deferido no Tribunal o recurso que anula a goleada sofrida para o Atlético-PR - paralisada por 73 minutos, 13 a mais do que o permitido pelo regulamento da CBF, devido à briga entre as torcidas. Neste caso, escapariam tanto o Vasco, que passaria a ter 47 pontos, quanto o Fluminense, com os mesmos 46. E deixariam em seus lugares o rival Flamengo, com 45 pontos, e a Portuguesa, com 44.
O STJD já está ciente dos casos de Portuguesa e Flamengo e, segundo o procurador geral Paulo Schmitt, a CBF deve enviar ao Tribunal uma notícia de infração ainda nesta quarta-feira. Expulso contra o Bahia, o meia Héverton cumpriu suspensão automática diante da Ponte Preta e foi julgado na última sexta-feira pela 4ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Pegou dois jogos de suspensão e deveria cumprir mais um contra o Grêmio no último domingo. Mas foi relacionado e entrou aos 32 minutos do segundo tempo do empate por 0 a 0. A própria CBF entrou em contato com a entidade nesta terça-feira para perguntar se Héverton havia conseguido um efeito suspensivo para entrar em campo. A resposta foi negativa. A punição seria a perda de quatro pontos (três mais o número de pontos conquistado no jogo).


No caso do Flamengo, o lateral André Santos também teria atuado de forma irregular. Expulso contra o Atlético-PR na segunda partida da final da Copa do Brasil, o jogador foi outro a ser julgado na última sexta e pegou um jogo, mas mesmo assim enfrentou o Cruzeiro no sábado. André tinha ficado fora do jogo contra o Vitória, primeiro depois da final contra o Furacão, mas não contou como suspensão. Por ser partida de outra competição, ela não é tida como caso de automática. Somente após o julgamento da última sexta ficou caracterizada a necessidade de se cumprir a punição.
Já o recurso pedido pelo Vasco chega ao STJD nesta quarta-feira, e a decisão está nas mãos do presidente do Tribunal, Flavio Zveiter. O clube da Colina tenta a anulação do jogo contra o Atlético-PR, conseguindo assim os três pontos que evitariam o rebaixamento. 
Além disso, a Procuradoria Geral do STJD denunciou o Atlético-PR, o Vasco, as federações de futebol do Paraná e de Santa Catarina e o árbitro Ricardo Marques Ribeiro como responsáveis pelo incidente ocorrido na Arena Joinville no domingo, quando torcedores dos dois times se enfrentaram na arquibancada. Não há risco de perda de pontos nesse julgamento, marcado para 13h de sexta-feira. Os clubes podem ser multados em até R$ 100 mil e perderem até 20 mandos de campo.

Por Rio de Janeiro
 

Vasco dá entrada com pedido de impugnação de partida no STJD.

A diretoria do Vasco acaba de dar entrada com recurso pedindo a impugnação da partida do último domingo. A advogada Luciana Lopes entrou com a ação no limite permitido pelo STJD - dois dias após a entrega da súmula pelo árbitro. No documento, o clube carioca vai lembrar as condições de insegurança do estádio, a briga generalizada e ainda o tempo excedido de espera para reinício de uma partida paralisada. Na partida, que ficou 73 minutos sem bola rolando, o Vasco perdeu para o Furacão por 5 a 1, em Joinville. O recurso deve ser julgado pelos auditores do STJD na semana que vem.
O departamento jurídico passou os últimos dois dias atrás de documentos do Ministério Público de Santa Catarina e de outros órgãos para mostrar que o jogo não deveria ter sido realizado. O texto da ação também reforça que o responsável pelas cenas de selvageria da Arena Joinville foi o mandante da partida, o Atlético-PR.
O Vasco vai sustentar que o time não tinha condições de voltar a campo, mas foi ameaçado com abandono de partida pelo árbitro, que, por sua vez, foi coagido por dirigentes do Atlético-PR e representantes da CBF. O jogo ficou paralisado por 73 minutos - 13 minutos acima do máximo que seria permitido pelo regulamento da CBF - por conta da briga entre as torcidas.
Em enquete no site do GloboEsporte.com, a grande maioria dos torcedores cruz-maltinos concordou com a decisão da diretoria de ir ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para tentar ganhar os pontos do Atlético-PR e impedir o segundo rebaixamento do clube à Série B. Dos 9.831 internautas que votaram na enquete produzida pelo GloboEsporte.com, 6.997, ou 71,17%, acreditam que o Vasco deve recorrer ao Tribunal para tentar mudar o resultado da partida. Por outro lado, apenas 2.834 participantes, ou 28,83%, não concordam com a diretoria.
 
 Por - Rio de Janeiro

Martelo batido: Oswaldo de Oliveira é o novo treinador do Santos.

Fim do mistério: Oswaldo de Oliveira será o técnico do Santos em 2014. O treinador deixou o  Botafogo após reunião na segunda-feira e acertou com o Peixe para ser o substituto de Claudinei Oliveira nesta quarta-feira. Ele deve ser apresentado apenas no dia 6 de janeiro, junto com os reforços contratados para a próxima temporada.
Nesta quarta-feira, Oswaldo de Oliveira se reuniu com o presidente em exercício Odílio Rodrigues, o superintendente de futebol André Zanotta e o gerente de futebol Zinho. No encontro, dirigentes e treinador conversaram sobre detalhes do contrato.
Oswaldo de Oliveira só será apresentado no dia 6 de janeiro porque tem contrato com o Botafogo até 31 de dezembro. Junto com ele, serão apresentados também os reforços para a próxima temporada. O meia Diego (Wolfsburg, da Alemanha) e os atacantes Eduardo Vargas (Napoli, da Itália) e Leandro Damião (Internacional) são os mais cotados.
Será a terceira passagem dele pela Vila Belmiro, sendo a segunda como técnico. Auxiliar de Vanderlei Luxemburgo em 1997, comandou o Peixe entre janeiro e março de 2005. Na última vez que comandou o Alvinegro Praiano, o técnico teve 64,5% de aproveitamento. Em 16 jogos, foram nove vitórias, quatro empates e três derrotas.
O treinador, de 63 anos, vai receber cerca de R$ 400 mil mensais, salário semelhante ao que recebia no Botafogo, clube pelo qual conquistou o título carioca de 2013. Oswaldo superou a concorrência de Ney Franco (Vitória), que era considerado o plano A do Comitê de Gestão após o anúncio de que Claudinei não permaneceria na Vila Belmiro.

Por Santos, SP

Seleção de Itajuípe, Trabalho e pensamento no dia 15.

O selecionado Itajuipense realizou nesta quarta - feira (11) seu primeiro treino com bola da semana. O técnico Marcos Paulo utilizou durante todo o tempo que esteve com o grupo no gramado, uma trabalho em campo reduzido com aproximações e aprimoramentos de jogadas, o dois toques, como é mais conhecido. Assim Itajuipe se prepara para mais uma final de campeonato. O clima fora de campo é ótimo e isso motiva a equipe no trabalho dentro das quatro linhas.  Domingo (15) Sel. de Itajuípe x Sel. de Porto Seguro. decidirá o titulo do campeonato intermunicipal de seleções do estado da Bahia 2013, no estádio municipal de Itajuípe - Bahia, às 15h horário de Brasília. Itajuípe leva uma ligeira vantagem, já que no jogo de ida na cidade de Eunápolis, que é onde Porto vem mandando seus jogos, já que seu estádio está em reformas, venceu o selecionado Português pelo placa de 1 a 0.