BLOG DO BETO

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Sem domínio e habilidade: primeiro relatório do Fla reprovava Hernane.

Artilheiro do Flamengo em 2013, com 31 gols, Hernane poderia nem ter chegado à Gávea se o clube tivesse considerado apenas as primeiras avaliações da época em que o jogador entrou na mira do Rubro-Negro. Quem conta é Jairo dos Santos, observador técnico da seleção brasileira em oito Copas do Mundo e quem analisou o Brocador pela primeira vez para o Fla, na mesma função. O olheiro revelou que, à primeira vista, o atacante não agradou.

- No primeiro relatório, a chance de ele dar certo era de 15% - contou.
Pesavam contra o jogador informações nada positivas descritas no relatório, que além de ressaltar a dificuldade do jogador em dominar a bola, foi explícito ao considerar o jogador inapto para defender o clube naquele momento.
- Sem condições de ser jogador do Flamengo atualmente - escreveu Santos.


  relatório sobre Hernane no Flamengo (Foto: Reprodução SporTV)
Mesmo assim, o nome de Hernane não foi esquecido. A primeira análise tinha sido feita em cima de poucos jogos. Quando o jogador fez 16 gols em 22 jogos pelo Mogi Mirim, se tornando artilheiro do Campeonato Paulista de 2012, entrou novamente na lista de possíveis reforços e voltou a ser observado. As informações anteriores foram arquivadas.
- Configurou-se um quadro que mudou inteiramente a minha decisão em relação ao relatório anterior - explicou.
Em nova análise, Jairo aumentou as "chances de dar certo" para 80% e descreveu o jogador com algumas das características que fizeram com que o atacante se tornasse o artilheiro do século atual do Flamengo, além de artilheiro do novo Maracanã.
- Atua como atacante de área; conclui bem, oportunista; bons reflexos na grande área: é um finalizador; bom jogo aéreo - observou. 
Jairo dos Santos, ex-observador do Flamengo (Foto: Reprodução SporTV)

Segundo Jairo, que também foi gerente de futebol do clube, o Brocador fez parte de um processo em que se tentava fortalecer a tomada de decisões em bases científicas. As análises estão guardadas e não deixam dúvidas de que o goleador do Fla não parou na Gávea por acaso.
- No nível do Flamengo e outros clubes, acho que tem que haver relatório técnico, até para dar garantia ao departamento que o investimento foi bem equacionado. Hoje está arquivado, dentro do departamento de futebol, qualquer um pode ler e ver de que maneira ele foi contratado - disse.
Jairo tem a consciência de que nem sempre é possível acertar. Para o observador, toda decisão vem acompanhada de alguma dúvida. Ele só tem uma certeza: assim como um dia observou Hernane, hoje também tem gente de olho no atacante.
- O difícil vai ser manter o jogador no Fla em razão do sucesso dele.
Hernane gol Flamengo jogo Botafogo Copa do Brasil (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Hernane já é o maior artilheiro do Flamengo em uma ano neste século (André Durão / Globoesporte.com)

 Por - Rio de Janeiro