BLOG DO BETO

quinta-feira, 20 de março de 2014

Com golaço de Pirlo, Juve bate Fiorentina e está nas quartas de final.

O empate em 1 a 1 no primeiro jogo em Turim dava uma pequena vantagem à Fiorentina na segunda partida, no Estádio Artemio Franchi, em Florença, pelas oitavas de final da Liga Europa. Como poderia ser arriscado jogar por um empate sem gols, a equipe de Florença, assim como o Juventus, precisava ir ao ataque. Os dois times ameaçaram um ao outro, principalmente no primeiro tempo, só que o líder do Campeonato Italiano contou com o talento do veterano Pirlo para fazer 1 a 0 em ótima cobrança de falta e carimbar o passaporte para as quartas de final da competição.
O Juventus agora aguarda até sexta-feira, quando conhecerá seu próximo adversário no campeonato depois de sorteio que será realizado em Nyon, na Suíça.

Melhores chances: duas para cada lado

Com a torcida empolgada, a Fiorentina começou a partida cheia de vontade. Mario Gómez teve grande chance logo no segundo minuto em chute que passou perto da trave direita de Buffon. A partir dos 15 minutos, a boa movimentação do quarteto Tevez, Llorente, Asamoah e Pogba fez o Juventus crescer no jogo.
Já a equipe da casa contava com a disposição de Cuadrado, Borja Valero, Mario Gómez e Pizarro, que criou uma das melhores oportunidades da primeira etapa quando ganhou a bola na entrada da área e bateu rente ao gol de Buffon, aos 27.

As melhores chances do Juve aconteceram com Pogba, aos 30 minutos; e com Tevez, aos 42. Na primeira, o francês roubou bola no ataque e chutou. O brasileiro Neto pegou. No fim, Carlitos chegou veloz pela ponta esquerda e, em vez de passar para Isla, que tinha boas condições, preferiu arriscar. O goleiro da Fiorentina defendeu em dois tempos.

Pirlo faz 'pintura' e coloca juve nas quartas

O segundo tempo começou equilibrado, mas somente até os 12 minutos, quando Isla recebeu de Tevez na direita e cruzou. Vidal subiu e cabeceou por cima do gol. Com Mario Gómez rendendo pouco, o técnico da Fiorentina, Vincenzo Montella, decidiu trocar o atacante por Matri. Mas a alteração não ajudou muito.

Aos 22 minutos, tudo começou a ficar escuro para o time da casa. Gonzalo Rodríguez derrubou Llorente quase dentro da área: falta! Como já tinha um cartão amarelo, o zagueiro e capitão recebeu o segundo e, em seguida, o vermelho. Como se não bastasse, o rival da Fiorentina tinha Pirlo para fazer a cobrança. Um minuto depois, o veterano bateu a falta como fosse uma pintura e colocou a bola no ângulo esquerdo de Neto: 1 a 0.
A partir daí, o Juve assumiu o comando da partida: soube proteger bem e se manteve no campo de ataque na maior parte do tempo. Aos 31 minutos, Llorente quase ampliou em uma cabeçada frente a frente com Neto, que o goleiro conseguiu pegar, demonstrando bom reflexo.

Por Florença, Itália