BLOG DO BETO

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Goleiro do Leverkusen brilha, e Shakhtar empata sem gols em casa.


Incentivado pela torcida, que cobriu as arquibancadas da Donbass Arena com um mosaico de faixas pretas e laranjas, o Shakhtar Donetsk tinha tudo para vencer o Bayer Leverkusen e se vingar da goleada sofrida na rodada anterior da Liga dos Campeões, por 4 a 0. Mas não foi isso que aconteceu. A equipe ucraniana apresentou bom futebol, mas esbarrou em um dia inspirado do goleiro Bernd Leno, que fez grandes defesas e impediu a vitória dos anfitriões. O placar: 0 a 0.
O atacante Bernard foi o grande destaque do Shakhtar na primeira etapa, criando boas chances em velocidade no ataque. Apesar de não ter chegado ao gol, o ex-jogador do Atlético-MG foi ovacionado pela torcida aos 20 do segundo tempo, quando foi substituído para a entrada de outro brasileiro, Ilsinho. Alex Teixeira, Douglas Costa e Fernando também iniciaram como titulares. Taison e Ilsinho entraram depois.
Após o empate, o Shakhtar permaneceu na terceira colocação do Grupo A da Champions, com cinco pontos. O Manchester United, que empatou com o lanterna Real Sociedad em 0 a 0, segue na liderança, com oito pontos. O Bayer Leverkusen está na segunda posição, com um a menos. Na próxima rodada, o time ucraniano recebe o Real Sociedad, em casa. No outro jogo da chave, os Diabos Vermelhos visitam o Leverkusen.

GOLEIRO BERND LENO É O GRANDE NOME DO JOGO

Não fosse o goleiro Bernd Leno, o Shakhtar golearia no primeiro tempo. Com amplo domínio sobre o adversário, o time ucraniano apostava na boa movimentação de Bernard, pela esquerda, e nos bons chutes do capitão Srna. O ex-atacante do Galo, inclusive, foi o destaque dos anfitriões na primeira etapa.
A presença do Shakhtar no ataque era constante, mas o arqueiro do Leverkusen estava inspirado. Leno defendeu duas chances claras de Ferreyra e contou com a sorte ao ver uma bola de Srna, que seria um cruzamento da direita, explodir na segunda trave. Bernard também teve a sua chance: invadiu a grande área pela esquerda, cortou para o meio e bateu colocado. O goleiro defendeu com segurança.
Aos 34, uma defesa espetacular: Bernard fez boa jogada pela esquerda e achou Rakitiskiy entrando na área. O zagueiro recebeu e arriscou o chute. No rebote, mandou novamente para o gol, de primeira. Leno tirou a bomba só com o braço direito e salvou o Leverkusen mais uma vez.

BERNARD É SUBSTITUÍDO, E SHAKHTAR CANSA

No segundo tempo, o Shakhtar caiu de produção. Bernard se desgastou muito na primeira etapa e, sem atacar com a mesma intensidade, foi substituído por Ilsinho, aos 20 minutos. O atacante foi muito aplaudido pela torcida.
Com o ritmo dos anfitriões amenizado, o Leverkusen se arriscou no ataque e chegou a criar boas chances com a dupla Sam e Son, mas Pyatov mostrou segurança e também fechou o gol. Aos 47, Srna cruzou da direita, e Luiz Adriano cabeceou no canto direito de Leno, que defendeu mais uma vez e mostrou que a noite era realmente dele.

Por Donetsk, Ucrânia.