BLOG DO BETO

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

'Spa de grandes' monta esquema especial para abrigar CR7 na Copa.

Cinco grandes equipes do futebol brasileiro passaram períodos de concentração no resort Bourbon, em Atibaia, no interior de São Paulo, somente neste semestre. Em tempos de decisão, Fluminense, Vasco, Sport, Palmeiras e Coritiba ficaram isoladas no local. Na pré-temporada de 2013, Corinthians e Grêmio também fecharam hospedagem em Atibaia. Aprovado como Centro de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo de 2014, o Bourbon "comemorou" a classificação de Portugal para vir ao Brasil. E aguarda o sorteio de grupos desta sexta-feira, 6, na Costa do Sauípe, com ansiedade.
A Federação Portuguesa visitou o resort e, segundo José Ozanir Castilho da Rosa, gerente geral, foi a própria delegação que demonstrou maior interesse em ficar em Atibaia. A Seleção já teria, inclusive, tentado um pré-contrato com o resort, mas a Fifa não autorizou o trâmite por só liberar contratos entre cidades e seleções após o sorteio dos grupos nesta sexta. Confiante no acordo, a gerência estuda esquema especial para receber Cristiano Ronaldo, astro do Real Madrid.
- Com certeza precisaremos de um tratamento detalhado, principalmente com relação a assédio. Temos a vantagem de não estar em uma cidade. Estamos ao lado de uma cidade e com uma portaria muito boa. Para a pessoa chegar e fazer o assédio, vai ser muito difícil. E isso é bom, porque as federações vão exigir privacidade e concentração - diz Ozanir.
   
Das 12 comitivas que visitaram o resort, nove se classificaram para a Copa: Estados Unidos, Portugal, Chile, Holanda, Coreia do Sul, Japão, Irã, Argentina e Rússia. Atibaia é uma comunidade com raízes japonesas, mas Ozanir afirma que a prioridade do resort é por seleções que possam brigar pelo título.
- Para a comunidade, seria ótimo receber o Japão, mas para o resort vai depender muito da negociação. Falando francamente, qualquer resort que esteja competindo vai dar preferência a uma seleção de elite, porque vai dar mais imagem e a questão do turismo, por causa dos torcedores desta delegação. Tem alguns países que têm mais condições de fazer o turismo. Países com poder aquisitivo maior tendem a trazer mais turistas. Cada país que nos procurar vai receber proposta e vamos estudar as exigências - diz o gerente.
A Federação Portuguesa de Futebol afirmou em nota que ainda não se pronuncia sobre possíveis subsedes para ficar hospedada durante a Copa do Mundo.

Spa para decisões

O resort é tradicional entre clubes de grande expressão que querem se concentrar para testes antes do início da temporada e em momentos de decisão. Ou crise. O Fluminense, por exemplo, ficou no hotel durante uma semana antes da queda de Vanderlei Luxemburgo. Logo após o clube das Laranjeiras deixar Atibaia, foi a vez do Vasco se concentrar no fim de novembro para encarar rodadas decisivas na luta contra a degola. Foi também no resort que o Grêmio se preparou para encarar o Corinthians pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Normalmente usado pelos clubes paulistas na pré-temporada, o resort tem uma ala especialmente dedicada ao futebol. O campo oficial só é liberado para equipes de alto rendimento. Quando uma equipe está alojada, um andar é reservado para os atletas e os pisos de cima e de baixo ficam vagos. Um dos dois restaurantes do local é especializado em alimentação para atletas e só é liberado para os jogadores.
Na pausa para a Copa das Confederações, Palmeiras e Coritiba também passaram pelo local e, na época, membros da comissão técnica das equipes orientaram sobre a estrutura ideal para receber uma Seleção. Português, Deco, ex-Fluminense, também deu dicas no início de novembro.
- Profissionais do Palmeiras, Fluminense e Coritiba foram chamados para que nos auxiliassem na sugestão dos equipamentos. Investimos em equipamentos de alta tecnologia e design com o necessário para um atleta fazer sua recuperação. Investimos no spa com a bubble, que proporciona um bem-estar e uma melhoria na recuperação de atletas com algum tipo de lesão devido à oxigenação adequada e mais intensa. Como recebemos muitos times de futebol, disponibilizamos sempre para eles nos ajudarem nessa infraestrutura - disse.
O resort fica na rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte. As seleções devem começar a definir onde ficarão em concentração para a Copa do Mundo a partir desta semana, quando serão sorteados os grupos da competição.

Por - Atibaia, SP