BLOG DO BETO

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Com três de Hazard, Chelsea passa pelo Newcastle e assume a liderança.

O Campeonato Inglês tem um novo líder após 25 rodadas. E o menos previsível dentre os candidatos. É o Chelsea, que passou com tranquilidade pelo Newcastle, neste sábado, por 3 a 0, no Stamford Bridge, para roubar o posto do Arsenal. Houve um herói: o belga Eden Hazard, autor dos três gols da partida - e grande atuação.

Aos números: os Blues somam agora 56 pontos, contra 55 dos Gunners, humilhados pelo Liverpool (5 a 1) no jogo que abriu a rodada, em Anfield. O Manchester City, até a última semana avassalador, tropeçou pela segunda vez consecutiva ao empatar sem gols com o Norwich City, no Carrow Road, e é o terceiro, com 54 pontos. Na segunda, os Citizens haviam sido derrotados pelo próprio Chelsea, no City of Manchester. O Newcastle é o oitavo, com 37.

O duelo também mostrou uma evolução do futebol praticado pelo time de José Mourinho. Se na segunda a impressão já foi bastante positiva, as tabelas e jogadas ensaiadas neste sábado mostram que o Chelsea, além de um grande elenco, também começa a crescer no momento certo da temporada.

Hazard, o melhor dos Blues nos últimos tempos, fez jus à fama ao abrir o placar com um belo chute colocado. O segundo foi uma pintura ao tabelar com Samuel Eto'o. Um pênalti na etapa final fechou o placar para a equipe dos brasileiros David Luiz (hoje de volta à posição de origem, como zagueiro), Oscar e Willian. Ramires não saiu do banco de reservas.

sorte ou hazard?

O Newcastle não era um adversário apático. Nos primeiros minutos do jogo, foram os visitantes que mostraram disposição no ataque, principalmente com Ben Arfa. Mas não demorou muito para o Chelsea começar a mostrar completo domínio da partida. A linha de frente dos Blues já iniciava a forte marcação, e os contra-ataques apresentavam eficácia e velocidade: o sucesso da parceria entre Hazard, Willian, Oscar e Eto’o era visível.

Aos 27, o lance que originou o primeiro gol e o nome de quem seria o destaque da partida. Hazard recebeu de Lampard na intermediária, partiu em velocidade e abriu na direita para Ivanovic, que devolveu na entrada da área. De primeira, o belga bateu colocado, à direita de Krul, sem chances para o arqueiro.

O Chelsea não deu mais chances aos visitantes. Sete minutos depois, uma pintura que mostrou o bom funcionamento da engrenagem dos Blues. David Luiz iniciou o contra-ataque, ligando Willian no meio. O brasileiro tocou para Hazard, que invadiu a grande área pela esquerda, com muita rapidez, e tocou para Eto’o. Com um toque de calcanhar, de gênio, o camaronês devolveu para o belga, que completou com categoria no canto direito do gol.

Dono das principais ações, o time de José Mourinho cozinhou o jogo na etapa final e chegou ao terceiro e definitivo gol num lance incomum. Após escanteio, Eto'o foi agarrado dentro da área fora do lance. O árbitro Howard Webb marcou a penalidade. Para Hazard, tarefa das mais fáceis. O camisa 17 apenas deslocou Krul para consumar o seu hat-trick e dar mais três pontos ao Chelsea.


 Por Londres