BLOG DO BETO

quarta-feira, 5 de março de 2014

Com ajuda de Marta, time de Ronaldo e Zidane vence Jogo contra a Pobreza.

Ronaldo e Zidane, rivais na final da Copa de 98 e companheiros no Real Madrid de 2002 a 2006, voltaram a estar em campo nesta terça-feira de carnaval, na 11ª edição do Jogo contra a Pobreza. Dessa vez, em Berna (Suíça), os dois atuaram juntos, e não em times opostos, como em outras edições da tradicional partida beneficente. E puderam, além de ajudar projetos sociais, comemorar a vitória por 8 a 6 do time dos seus amigos diante do Young Boys.
Apesar de uma constelação de grandes nomes do futebol em campo - além de Ronaldo e Zidane, foram a Berna Figo, Cannavaro, Maldini, Nedved e Hierro - , o destaque no primeiro tempo foi o ex-atacante Chapuisat, um dos grande nomes da história do futebol suíço. Aos 44 anos, o campeão europeu pelo Borussia Dortmund em 97 não sentiu o peso do afastamento de oito anos dos gramados e fez três gols para o Young Boys. O último como direito a um belo toque por cobertura sobre o goleiro grego Nikopolidis.

Menos de 72 horas depois de ser homenageado no Carnaval de São Paulo pela Gaviões da Fiel, Ronaldo encarou a chuva e o frio de 4 graus na Suíça. E bem que o velho amigo Zidane tentou fazer com que o Fenômeno deixasse a sua marca de artilheiro. Mas após dois belos passes do francês, o brasileiro primeiro parou no jovem goleiro Von Ballmoos (19 anos), que defendeu um toque de cobertura do camisa 9. E depois chutou por cima.
Marta. E a brasileira entrou com muita disposição para mostrar seu talento no meio dos homens. A camisa 10 da seleção brasileira feminina participou diretamente do primeiro gol da equipe dos organizadores do jogo beneficente. Após receber de Zidane, Marta chutou forte, o goleiro Collaviti defendeu, e a alagoana deu o passe para o ídolo francês, que mandou a bola para a rede.
Aos 35 minutos, Ronaldo, visisivelmente cansado, foi substituído por
No segundo tempo, com os "Amigos de Ronaldo e Zidane" com muitas alterações (entraram Pires, Karembeu, Vieri, Zambrotta, Nakata, Solari, Ronald de Boer, Nuno Gomes, Carragher), a brasileira deu nova assistência. Após receber passe do italiano Zambrotta, Marta cruzou da esquerda para o também italiano Vieri, que girou e balançou a rede. O italiano mostrou o velho faro de goleador novamente, empatando o jogo aos dez.

Marta mostrou habilidade, com toques de efeito, e tentou de todas as formas deixar o seu gol. Mas, na melhor chance, parou no arqueiro Collaviti, que salvou uma conclusão na pequena área. E deixou o campo aos 18 do segundo tempo, substituída pelo turco Hakan Sukur.
Com um time mesclado de jogadores em atividade e ex-atletas do clube, o Young Boys retomou a vantagem, fazendo 5 a 3, com Magnin e Kubo. Mas com Zidane em campo até o fim, o time das estrelas teve fôlego para virar o placar para 8 a 5, com o francês Djorkaeff (dois gols), Sukur, Zidane (de pênalti) e o português Nuno Gomes. Kubo fez o último da partida para o clube suíço.
A renda arrecadada com o amistoso em Berna será destinada a vítimas do tufão Haiyan, que causou mais de 5.700 mortes e grande destruição nas Filipinas no ano passado.

Por Berna, Suíça